BRAGA

BRAGA -

Braga presta tributo a Francisco Salgado Zenha

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga homenageou Francisco Salgado Zenha, numa sessão solene da Assembleia Municipal, que decorreu esta terça-feira à noite, no Altice Forum Braga.

Esta sessão comemorativa do centenário de nascimento de Francisco Salgado Zenha (1923-1993), o primeiro presidente da Assembleia Municipal de Braga, celebrou e lembrou um “nome fundamental” em todo o processo da luta contra o regime do Estado Novo e um “grande protagonista” do processo de transição para a democracia em Portugal.

Esta sessão, na qual foi transmitida uma mensagem de António Guterres, contou com as intervenções da presidente da Assembleia Municipal de Braga, Hortense Santos, da representante do Partido Socialista e deputada, Palmira Maciel, do representante da família, José Henrique Salgado Zenha, e do convidado José Manuel Mendes.

As comemorações estendem-se até Dezembro e são organizadas pelo município de Braga, Assembleia Municipal, Universidade do Minho e pela Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas.

Francisco Salgado Zenha, advogado e político, nasceu em Braga, a 2 de Maio de 1923, e faleceu em 1993. Licenciou-se em Direito, em Coimbra, onde presidiu à Associação Académica. Notabilizou-se também como advogado na defesa de presos políticos, além de ter sido co-fundador do PS, vice-presidente da Assembleia do Conselho da Europa, primeiro presidente da Assembleia Municipal de Braga, ministro da Justiça e das Finanças no pós-25 de Abril (tendo criado a Provedoria de Justiça e renegociado a Concordata com a Santa Sé) e candidato à Presidência da República.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.