A Câmara de Braga quer atrair mais alunos e escolas para o programa ‘5 ao Dia’, promovido em colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e com a associação ‘5 ao Dia’.
Sensibilizar para a importância da alimentação saudável, nomeadamente através do consumo diário de cinco frutas e legumes, é o principal objetivo deste programa destinado aos alunos do 4.º ano de escolaridade.
Na sessão realizada esta quarta-feira de manhã, no MARB, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, referiu que este é um “projeto indispensável” para a promoção da alimentação saudável.
“O município de Braga tem desenvolvido um trabalho bastante abrangente e incisivo no que se prende com o fomento da alimentação sustentável e saudável no espaço escola. Acreditamos que é a partir da escola e da educação formal e não formal que se alteram hábitos”, referiu, na sessão que contou ainda com a presença do vereador Altino Bessa.
Este ano letivo o programa já envolveu 1.400 alunos, mas Carla Sepúlveda adiantou que o objetivo da autarquia passa por cativar mais crianças e mais escolas. “Este é um programa direcionado para os alunos do 4.º ano do ensino básico, que lhes proporciona uma manhã com diferentes atividades no MARB. A Câmara Municipal assegura o transporte, mas ainda existem escolas que não participam e nós queremos chegar a todos”, explicou.
Neste ano letivo de 2024/2025, o ‘5 ao Dia’ surge com algumas novidades didáticas e pedagógicas, em formatos físicos e tecnológicos, associando a importância dos estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis à necessidade de combate ao desperdício alimentar.
Destaque para uma nova atividade com “Danças Criativas” desenvolvida pela Escola Ent’Artes, que passará a iniciar todas as sessões do programa, mas também para a realização, ao longo do ano letivo de um conjunto de sessões temáticas, com convidados especiais trazidos no âmbito da “Braga Verde” que conta com a participação da ATAHCA, da Quinta Pedagógica de Braga, do Mercado Municipal de Braga e do Grupo SIMAB.
Ao longo das diferentes atividades que compõem a matriz-base de cada sessão – “Sementeira de leguminosas”; “Preparação de salada de frutas”; “Visualização de uma história alusiva à importância do consumo de hortofrutícolas”; “Danças Criativas” e “Visita ao Mercado Abastecedor” – as crianças são acompanhadas e orientadas por equipas técnicas especializadas nas áreas da nutrição, agronomia, psicologia e arte performativa.
Na sessão realizada esta quarta-feira participaram alunos do 4º ano do 1º ciclo da EB de Crespos, EB Pousada e EB Eira Velha.
O programa conta ainda com o apoio da DSRNorte – Direção de Serviços da Região Norte, ARSNorte – Administração Regional de Saúde do Norte, Universidade do Minho, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima e Escola de Dança Ent’Artes.