BRAGA

BRAGA -

Braga recebe congresso internacional sobre migrações

Arrancou esta quarta-feira no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, com a presença de Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações, o Congresso Internacional Humanity/Humanities on the Move. 

Este encontro internacional é uma parceria entre o EHum2M – Estudos Humanísticos em Migrações & Marginalização, grupo de investigação do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) da Universidade do Minho e do município. Esta s quinta e sexta-feira, a conferência te, lugar no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho).

A sessão de abertura contou com a presença de Eugénio Ferreira, vice-reitor da UMinho e Isabel Ermida, professora catedrática no Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos na mesma universidade.

Esta é uma parceria entre o EHum2M – Estudos Humanísticos em Migrações & Marginalização, grupo de investigação do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) da Universidade do Minho e do município. Nos dias 28 e 29, a conferência terá lugar no Campus de Gualtar da Universidade do Minho.

Segundo Carla Sepúlveda, vereadora da Inovação e Coesão Social, é com “regozijo” que Braga acolhe este congresso que se materializa num encontro que “valoriza e promove o humanismo, a integração e a interculturalidade por via do debate inclusivo”.

“Estou grata por saber que Braga é, cada vez mais, uma cidade de todos. Durante três dias, a uma só voz, falamos de migração, integração, acolhimento e tolerância. Os temas que serão explorados são fundamentais e urgentes para a comunidade académica, mas também para a sociedade em geral”, referiu.

Carla Sepúlveda afirma não ter dúvidas de que “as conclusões deste debate servirão de base para que surjam novas acções consolidadas na esfera da migração que, no presente, merece uma atenção ainda mais particular e específica”.

Contando com a presença de 10 keynote speakers nacionais e internacionais de referência nas suas áreas de investigação e actuação, o programa inclui 40 comunicações organizadas em 7 painéis, envolvendo cerca de 50 participantes vindos de todo o mundo.

Ao longo do congresso realizam-se ainda apresentações de diversos projectos de investigação, de intervenção social e os seguintes painéis: Online Hate Speech & Media Representation on Migrants/Refugees; Language Attrition; Performing Refugees Experience; Language Rights & Translation/Interpreting in Migrant Issues; Other’s Care World’s Care; Education for Human Rights; e Gender Studies on Migrants / Refugees.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE