A cidade de Braga recebe de 22 a 25 de Outubro a conferência de Outono da METREX, uma rede de mais de 50 regiões e áreas metropolitanas da Europa, que procura partilhar soluções para os desafios que afectam as áreas urbanas e rurais.
Enquadrar as políticas de coesão metropolitana: explorar parcerias urbano-rurais” é o tema do encontro, que será organizado pela CIM Cávado.
O evento foi apresentado esta segunda-feira, numa conferência de imprensa em formato online, que contou com as intervenções de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, de Jakub Mazur, presidente da METREX e vice-presidente da Câmara de Wroclaw, na Polónia, e de Henk Bouwman, secretário-geral da METREX.
Ricardo Rio mostrou-se satisfeito pela escolha de Braga para acolher este evento, lembrando que a cidade e a CIM Cávado são um “bom exemplo” dos desafios que as áreas e regiões metropolitanas têm pela frente.
“A CIM Cávado representa um território muito rico e, simultaneamente, muito diversificado. É um território que tem um enormíssimo potencial, com recursos endógenos que importa valorizar e que tem várias oportunidades de desenvolvimento que resultam da capacidade dos agentes que aqui têm desenvolvido o seu trabalho”, referiu o autarca, destacando ainda o trabalho que a METREX tem realizado em matéria de políticas de coesão.
A iniciativa centrar-se-á na forma como as transições exigidas pela União Europeia são concretizadas no terreno, com debates sobre o futuro da Política de Coesão para além de 2027.
A Conferência de Outono é a reunião bienal da METREX e será organizada pela CIM Cávado, a associação intermunicipal da região do Cávado, em Portugal, com o apoio de vários parceiros nacionais, incluindo o Programa Operacional NORTE 2030, a Direcção Regional Cultura Norte e o Museu D. Diogo de Sousa. É ainda realizado com o apoio do Pacto Rural da União Europeia.
Todas as informações sobre a conferência podem ser consultadas AQUI.