DISTINÇÃO

DISTINÇÃO -

Programa ‘Green Destinations Awards’ reconhece Braga como Destino Sustentável

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O município de Braga foi reconhecido como Destino Sustentável pelo programa ‘Green Destinations Platinum Award’, um ‘selo’ que indica “a excelência em todos os domínios da gestão de destinos sustentáveis, tais como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima”, anunciou esta terça-feira a autarquia.

O ‘Green Destinations Platinum Award’ é um programa que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis a nível internacional, respeitando uma série de critérios de sustentabilidade, ambientais, sociais e económicos, e fornecendo recomendações para a sua melhoria.

O comunicado da autarquia refere que o reconhecimento acontece “após um exaustivo processo de recolha, preparação e análise de evidências, de forma a dar resposta a 84 critérios de sustentabilidade, com o intuito de ser alvo de uma auditoria independente.

“Este processo é, também, um reconhecimento dos esforços do município em manter a sua atractividade, onde não são medidos apenas aspectos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão locais que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentáveis transversais a todas as áreas do município”, lê-se.

Braga foi ainda abrangida na lista final do Top 100 Destinations Sustainability Stories, através da ‘História de Boas Práticas’ que levou a concurso. Esta ‘História’ encontra-se actualmente a concorrer a um dos prémios que serão entregues numa das maiores feiras internacionais de turismo do mundo, a ITB Berlim, que decorre em Março de 2024.

“Esta distinção é uma enorme conquista em direcção a um dos objectivos do município de Braga, que passa pela máxima certificação de sustentabilidade totalmente suportada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com as normas internacionais ditadas pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC)”, afirma a autarquia, acrescentando que inda decorrente deste processo, “pretende-se o envolvimento de todos os potenciais interessados, nomeadamente os agentes locais, residentes, e organizações comunitárias”.

O objectivo “é alavancar e melhorar o envolvimento de todas as partes interessadas, bem como assegurar que os esforços de sustentabilidade estejam alinhados com as necessidades e prioridades locais”.

GREEN DESTINATIONS

O Programa de Certificação da Green Destinations potencia destinos mais sustentáveis, conferindo-lhes maior notoriedade, com o propósito de atrair visitantes/turistas mais responsáveis, de forma a ganhar vantagem competitiva no mercado global turístico.

Os destinos participantes adoptam um sistema de gestão da sustentabilidade e, de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos, é efectuada uma verificação independente do desempenho e dos progressos realizados, bem como recomendações de melhoria.

Com o apoio de parceiros e representantes regionais, mais de 120 destinos em 25 países já foram reconhecidos pela Green Destinations.

A Certificação da Green Destinations é acreditada desde 2018 pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Mais informações em www.greendestinations.org.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.