O único elevador da Unidade de Saúde Familiar (USF) Braga Norte, em Infias, encontra-se avariado há cerca de dois meses, de acordo com relatos de utentes, que se mostram agastados com a situação.
“A alternativa para os utentes são as escadas interiores do edifício, muito íngremes, que põem em perigo as pessoas com mobilidade reduzida”, partilhou uma utente, nas redes sociais, dando conta de que escreveu no livro de reclamações da unidade de saúde.
A mesma utente refere que se viu obrigada a subir ao segundo piso com o bebé de seis meses, “uma situação desconfortável e perigosa”. “Imagine-se quem tem dificuldades em andar ou não pode fazê-lo de todo”, acrescenta.
O desagrado é partilhado por outros utentes, que pedem uma resolução rápida da parte do município de Braga, que tem a responsabilidade da manutenção do edifício, ao abrigo da descentralização de competências por parte do Governo.
“Como é possível o elevador do centro saúde de Infias ainda não estar a funcionar, é uma vergonha, em que século vivemos?”, questiona outro utente.
À ESPERA DE PEÇA
Em declarações ao Jornal de Notícias, a vereadora da Saúde da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, lamentou a situação e assegurou que a autarquia está a trabalhar na resolução, tendo sido necessário pedir uma peça que se encontrava esgotada no mercado nacional.
“Já por três vezes foram técnicos ao local, mas o elevador, passado pouco tempo, deixa outra vez de funcionar. Houve necessidade de mandar vir uma peça do estrangeiro, está-se a aguardar que chegue”, disse.
Sameiro Araújo adiantou, contudo, que o município pondera instalar um novo equipamento para servir os utentes e os profissionais daquela unidade de saúde. “Não se compreende que haja apenas um, mas essa foi uma situação que herdámos”, concluiu.