CULTURA

CULTURA -

Braga vai dançar ao ritmo da música do Norte de Portugal e da Galiza

A cidade de Braga é o palco escolhido para acolher o Festival Noroeste e celebrar a música do Norte de Portugal e da Galiza, num evento a realizar-se de 25 a 27 de Agosto.

Num comunicado divulgado pelo município bracarense, é revelado que o certame oferece seis concertos, dois por cada dia de festa, e que os mesmos se vão realizar na Avenida Central.

«Os concertos cruzam o local e o global, o tradicional e o contemporâneo e as influências da região milenar do Noroeste Peninsular com a música de fusão, o jazz e a música mundial», pode ler-se na nota enviada.

Este festival nasceu no contexto da programação da cidade como Capital da Cultura do Eixo Atlântico e, depois de uma primeira edição que decorreu no Altice Forum Braga devido à pandemia, este evento regressa agora à ideia original de festival de ruas.

De acordo com o município, o festival pretende afirmar Braga como um «centro importante de criação e celebração da cultura do Noroeste Peninsular».

Para além disso, na programação existe a preocupação de assegurar «pisos semelhantes» nas propostas artísticas dos dois lados da fronteira da região da Galiza-Norte de Portugal.

No primeiro dia do Festival Noroeste são os “Origem Tradicional” e os “Canto D’Aqui” a subir ao palco, enquanto que, no segundo dia, será a vez de “Duo Caamaño e Ameixeiras” e de “Maria Quê”.

A encerrar o certame, vão actuar Antía Muiño e o quinteto de Manuel de Oliveira, neste caso com a participação especial do galego Ton Risco.

O festival é promovido através de uma parceria entre o Município de Braga e a Associação Cultural Arca de Sons.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE