Por ocasião do IX centenário do nascimento de Gualdim Pais, Braga associa-se aos municípios de Vila Verde, Barcelos, Coimbra, Tomar nas comemorações de uma das mais relevantes figuras da nossa nacionalidade.
“Trata-se de uma acção única porque reúne um conjunto vasto de concelhos. Estas comemorações têm a particularidade de estarem inseridas nas Jornadas Europeias do Património, dando uma especial relevância ao nosso território e a figuras fundamentais na sua construção”, referiu Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara de Braga.
No dia 29 de Setembro, e assinalando da melhor forma as Jornadas Europeias do Património, Braga irá reescrever o vínculo de Gualdim Pais à cidade, partindo das mais comentadas especulações históricas a respeito da presença dos templários na cidade, nomeadamente no âmbito assistencial, mas também na sua associação à trasladação das relíquias de São João Marcos.
O programa inclui uma visita guiada, as Jornadas Gualdinianas, a apresentação de um livro e uma peça de teatro.
Barcelos dá arranque ao programa de comemorações no dia 22 de Setembro, que também terá etapas em Coimbra no dia 6 de Outubro, Tomar no dia 13 de Outubro e Vila Verde no dia 20 de Outubro.
BRAGA – 29 DE SETEMBRO
10h00 – Visita Guiada à Braga Templária [inscrições em: cultura@cm-braga.pt]
11h30 – Eucaristia Solene na Igreja do Hospital de São Marcos
14h30 – Jornadas Gualdinianas, no auditório do Hospital de São Marcos:
15h00 – ‘D. Gualdim Pais – Um Herói Barcelense’ por António Afonso.
15h45 – ‘A génese da ação assistencial em Braga: dos albergues e hospitais medievais à Santa Casa da Misericórdia de Braga’ por Raquel Oliveira Martins.
17h00 – Apresentação do livro ‘O Fronteiro de Deus – A Vida Heroica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal’ de Fernando Pinheiro, por Victor Aguiar e Silva.
21h30 – Representação do drama histórico ‘O Fronteiro de Deus – A Vida Heroica de D. Gualdim Pais’, pela Nova Comédia Bracarense (Auditório Vita)