AMBIENTE

AMBIENTE -

Braval é pelo 6º ano coordenadora da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Braval é, pelo 6.º ano, coordenadora, na sua área de abrangência, da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 21 a 29 de Novembro.

Em comunicado, a Braval refere que na área que coordena «estão a ser realizadas 54 acções (15% do total a nível nacional), promovidas por 13 entidades, em 3 Municípios». 

«Este número é bastante lisonjeador para a Braval, neste ano tão atípico e dada a pequena dimensão da área abrangida (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), ter conseguido mobilizar tantas pessoas para a problemática da prevenção de resíduos, através da redução, reutilização e reciclagem, é motivo de regozijo», acrescentam.

PUBLICIDADE

ACÇÕES

Entre as acções, realizam-se workshops de reutilização de resíduos, webinars sobre várias temáticas, promoção da compostagem doméstica, sensibilização para o malefício de utilização de aerossóis, oferta de sacos-ecoponto, sessões de leitura de obras sobre resíduos, ações de limpeza, envio de cartas pelas crianças às empresas a apelar apara a diminuição de embalagens nos seus produtos, sensibilização nas redes socais, entre muitas outras.

SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS

Para além da Braval, vão realizar acções o Município de Braga, Quinta Pedagógica de Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Casa do Conhecimento de Vila Verde, como entidades públicas. Estão também 3 empresas a participar, a DST, Grupo JPM – Balanças Marques e XZ Consultores. 

A semana está ainda a ser assinalada nas escolas EB23 de Tadim, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e EB23 Mosteiro e Cávado, em Braga, EB Monsenhor Elísio Araújo, Vila Verde e Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso.

Este ano, o foco temático são os “Resíduos Invisíveis”, com o objectivo de «alertar para a quantidade de resíduos resultante da produção de um produto, e que o consumidor nunca chega a ver. Um telemóvel de 200g, por exemplo, origina a produção de 86kg de resíduos», pode ler-se.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS