Famalicão inaugura a iluminação de Natal no próximo dia 23, pelas 18h00. Ao todo são de 3,7 milhões de luzes LED se acendem em cerca de 60 ruas, espaços, rotundas e edifícios da cidade, estendendo-se até às três vilas do concelho – Joane, Ribeirão e Riba de Ave, com mais de 20 ruas iluminadas.
O presidente da autarquia, Mário Passos, fala “numa aposta naquela que é uma das épocas mais especiais do ano”.
“O programa natalício é cada vez mais um ponto forte do calendário turístico do concelho que, por esta altura, quer também posicionar-se como um destino entusiasmante para todos aqueles que gostam de viver ao máximo a magia do Natal”, diz.
“A partir do dia 23 de Novembro, Famalicão transforma-se no Lugar do Natal, com seis semanas únicas para as quais estão todos convidados”, refere Mário Passos.
PISTA DE GELO E RODA GIGANTE
A partir do dia 23 de Novembro, e durante mais de um mês, Famalicão vai vibrar com luzes, espectáculos musicais, uma pista de gelo, uma árvore e uma roda gigantes, a Parada de Natal, o Circo de Papel, a Cabana Solidária do Pai Natal, os tradicionais comboio e carrossel, o Mercado de Natal, e muito mais.
No dia 23 pelas 18h00, a cidade inaugura iluminação natalícia, com um espectáculo multimédia, e a Aldeia de Natal. A animação estende-se até ao dia 5 de Janeiro por diversos espaços da cidade.
A Pista de Gelo, o Carrossel, a Roda Gigante, o Mercado de Natal e a Praça Alimentar na Praça D. Maria II, por onde vai também transitar o tradicional Comboio de Natal, entre 30 de Novembro e 31 de Dezembro, são outras atracções do programa ‘Lugar do Natal’.
A partir do dia 30, o Circo de Papel, promovido pelo Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), instala-se no Parque 1.º de Maio com o espectáculo ‘Histórias de Maria’.
A 1 de Dezembro, pelas 14h00, a Parada de Natal percorre as ruas da cidade, antecedendo a abertura da Cabana Solidária, instalada na Praça 9 de Abril.
As Comunidades (En)Coro têm espectáculos marcados para os dias 1, 8 e 15 de Dezembro, na Praça – Mercado Municipal, local que acolhe ainda várias sessões de produção de doces natalícios, com destaque para a presença dos chefes Aníbal Morais, no dia 7 de Dezembro, e Chakall, nos dias 14 e 21 de Dezembro.
MÚSICA E SÃO SILVESTRE
Na música, o grupo Ibertrio, o quarteto Mário Barreiros, a associação ACAFADO, a ARTAVE, a FAMART a solo com Luís Cruz, entre outros artistas e entidades, traz diferentes espectáculos até à cidade, durante esta época.
O concerto de Natal, protagonizado pela ARTAVE, decorre no dia 20 de Dezembro, pelas 21h00, na Igreja Matriz Velha.
Referência ainda para o plano desportivo, com a realização da 8.ª edição da São Silvestre de Famalicão marcada para o dia 23 de Dezembro, pelas 21h30.
O habitual Famalicão Porto de Encontro, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), realiza-se no dia 24 de Dezembro, pelas 18h00.
Refira-se que, à semelhança do ano anterior, a autarquia vai distribuir bilhetes para os vários divertimentos pelas crianças do concelho: ao pré-escolar (comboio, carrossel e circo), 1.º e 2.º ciclos (comboio, carrossel, circo, pista de gelo e roda gigante), 3.º Ciclo (pista de gelo e roda gigante) e Secundário (roda gigante).
Para o Circo de Papel, o bilhete oferecido pela autarquia equivale a um ‘Voucher Família’, valendo 60% de desconto até um total de 5 bilhetes.
Recorde-se que em Famalicão, a campanha de Natal é promovida pela autarquia em parceria com a ACIF, entre outras associações, instituições e empresas do concelho.
Todo o programa pode ser brevemente consultado no site do município, em famalicao.pt.