A PSP e o Ministério Público estão esta terça-feira a realizar buscas em vários locais do país, incluindo na cidade de Braga, na residência oficial do Primeiro-Ministro, António Costa, e nos ministérios do Ambiente e Infraestruturas. Em causa negócios na área da energia e os projectos de exploração de lítio. Já há detidos.
O jornal ECO refere que as investigações do Ministério Público incidem sobre os projectos de exploração de lítio em Montalegre e da central de hidrogénio verde em Sines.
De acordo com a SIC Notícias, pelo menos cinco pessoas foram detidas no âmbito da operação. O empresário Diogo Lacerda Machado, o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, o presidente da Câmara Municipal de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, e dois executivos de empresas estarão entre os detidos.
Segundo a mesma fonte, as buscas estão a acontecer em vários locais, entre os quais a residência oficial do primeiro-ministro, o Ministério do Ambiente, liderado por Duarte Cordeiro, a casa do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e a casa do ex-ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Fonte da PSP referiu à Lusa que foram mobilizados cerca de 140 polícias para a operação de buscas e que o inquérito está a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).