O Município de Vila Verde apresentou, esta quinta-feira, o Calendário Social 2023, que é dedicado às crianças e à defesa dos direitos dos mais novos.
Trata-se de uma iniciativa do serviço municipal de acção social, com o objectivo de apoiar pessoas e famílias que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade sócio-económica.
O Calendário Social está à venda por 2,5 euros em diferentes locais, como o edifício dos Paços do Concelho, o Posto de Turismo de Vila Verde e as Piscinas Municipais de Prado.
Fotografias de filhos dos funcionários do Município compõem esta nova edição, que conta com o apoio de várias empresas do concelho.
Na apresentação do Calendário, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, agradeceu o contributo de todas as empresas envolvidas e a colaboração das famílias dos funcionários para a concretização de mais um compromisso de responsabilidade social que ganha importância redobrada nesta época natalícia.
Num ano em que o Município de Vila Verde foi reconhecido pela UNICEF com o título de “Cidade Amiga das Crianças”, a autarca chamou a atenção para os “esforços que urge desenvolver em ordem à salvaguarda do legítimo direito das crianças a uma vida alegre e estável, livre de privações e com permanente afeto”.
“A possibilidade de contribuir para que o acesso de todas as crianças a uma infância verdadeiramente feliz seja uma realidade faz com que esta iniciativa tenha uma ainda maior razão de ser e se revele uma demonstração de calor humano e de atenção a quem mais dela efetivamente necessita”, defendeu.
Júlia Fernandes manifestou o “reconhecimento a todas as entidades que têm vindo a apoiar esta iniciativa do Calendário Social” e agradeceu “profundamente o empenho das várias empresas que se associaram e reforçaram a muito nobre vertente social da sua intervenção”.
Segundo a autarquia, “a disponibilização integral dos apoios recolhidos para quem efectivamente precisa, nomeadamente para reforçar nesta época os apoios a famílias mais vulneráveis, é assegurada pelo serviço de acção social do Município”.