Com o intuito de reduzir ao mínimo as deslocações necessárias de pessoas e impulsionar o comércio local, a Associação Comercial de Braga (ACB) e a InvestBraga, através da Startup Braga e o município, juntaram-se ao projecto ‘Quietinho em Casa’, nascido a partir do movimento Tech4Covid.
Disponível há cerca de uma semana, a plataforma ‘Quietinho em Casa’ reúne informação sobre o comércio com entregas ao domicílio, explicando de que forma podem os serviços ser utilizados, explica a ACB e Câmara em comunicado conjunto.
O projecto dedicado a Braga pode ser consultado https://www.quietinhoemcasa.pt/braga.
Para Braga, o projecto, nascido no âmbito do movimento Tech4Covid, desenhou um piloto dedicado em exclusivo ao comércio local, permitindo a consulta ágil dos serviços disponíveis através da selecção por categoria e localização. Farmácias, supermercados e restaurantes são alguns dos estabelecimentos que fazem parte do agregador de espaços comerciais de primeira necessidade com entregas ao domicílio.
Com 53 comerciantes bracarenses registados, a iniciativa pretende “aproximar o comércio local dos bracarenses, revitalizando-o numa altura em que as autoridades de saúde pedem para que sejam evitadas todas as deslocações não essenciais”. Desta forma, as entidades envolvidas pretendem incentivar os bracarenses a utilizar os serviços com entregas ao domicílio.
“BOA OPÇÃO”
“Esta é mais uma ferramenta digital que permite reduzir as deslocações dos cidadãos e evitar interacções sociais, o que vem no seguimento das medidas que o município tem implementado desde o início desta pandemia e que visam proteger a saúde da população. Por outro lado, possibilita aos comerciantes locais manterem a sua actividade, o que é também bastante importante do ponto de vista económico”, defende Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga.
“Aproximar os consumidores locais do seu comércio foi o mote para a dinamização desta parceria, que pretende criar uma alternativa, credível e fiável, à grande distribuição para compras com entregas ao domicílio. Acreditamos que com esta plataforma estamos a fomentar um comportamento socialmente responsável de toda a comunidade com o comércio local”, defende Rui Marques, director-geral da ACB, que reconhece no ‘Quietinho em Casa’ uma “boa opção, tanto para os comerciantes como para os consumidores”.
Carlos Silva, administrador da Invesbraga, defende que “estas plataformas permitem rentabilizar e dinamizar o comércio tradicional, preparando e capacitando estas estruturas para a mudança que se avizinha, de levar os seus produtos e os seus serviços às casas das pessoas”.
Já Luís Rodrigues, director da Startup Braga, destaca a agilidade com que foi implementado o piloto para apoiar o comércio local bracarense.
“Esta é mais uma iniciativa que nasce a partir do Movimento Tech4Covid, que reúne mais de 4.300 voluntários, maioritariamente ligados à comunidade tecnológica e de startups. Quando tivemos conhecimento do projecto, desafiámos de imediato os seus promotores para desenvolverem as configurações necessárias à disponibilização da plataforma num plano local, começando por Braga. Foi extraordinária a aceitação que o desafio mereceu e a celeridade com que este piloto avançou”, diz.
O ‘Quietinho em Casa’, além de facilitar a pesquisa por segmentação dos espaços comerciais com entrega ao domicílio, disponibiliza vídeos tutoriais dos principais serviços de entrega, de forma a massificar a utilização da plataforma, eliminando barreiras associadas, muitas vezes, à pouca prática dos consumidores com compras online.