Foi apresentada esta quarta-feira, na Praça – Mercado Municipal de Braga, receita do Bacalhau à Braga que passa a ‘receita oficial’ a ser usada nos restaurantes aderentes de forma a promover e valorizar este prato ícone da gastronomia do concelho.
Com a ‘oficialização’ deste prato, o município, afirma Altino Bessa, responsável pelo pelouro do Turismo, pretende “preservar a tradição e sabor da receita original, actualmente confeccionada em todo o país, e reforçar a cidade como um dos principais destinos gastronómicos do país”.
A apresentação incluiu um showcooking do Chef Vinagre com degustação do prato Bacalhau à Braga. Para acompanhar foi efectuada uma harmonização com vinhos verdes, da responsabilidade de Rui Pinto da LR Garrafeira. Foi ainda apresentado o vídeo da confecção e o Manual de Adesão do Bacalhau à Braga.
O projecto de qualificação e candidatura – através da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado – ao ‘Minho Inovação’ teve como objectivo a valorização da receita do Bacalhau à Braga na gastronomia local e nacional, trazendo maior visibilidade pública a este prato tradicional e estimulando a população e restaurantes a promoverem-no.
Para o desenvolvimento deste processo foi realizada uma recolha documental da receita, com todo o seu histórico geográfico, assim como o levantamento das receitas em locais de produção nos restaurantes. Este trabalho permitiu chegar à ‘receita oficial0 do “Bacalhau à Braga”.
Este trabalho de investigação e recolha de informação foi levado a cabo pela Adere-Certifica.