BRAGA -

BRAGA - -

Câmara avança com investimentos de 14 milhões de euros

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga prepara-se para avançar com a contracção de um empréstimo de 8,5 milhões de euros com o objectivo de financiar um conjunto de projectos de investimento estratégicos para o concelho e que representam um montante global de investimento próximo dos 14 milhões. A proposta é apreciada esta segunda-feira em reunião do executivo.

“Esta medida só é possível devido ao controlo e equilíbrio das contas municipais evidenciado nos últimos exercícios, sustentado na redução do endividamento de médio e longo prazo, que conferem ao município maior capacidade financeira para aceder ao este tipo de financiamento”, refere o presidente do município.

“A Câmara Municipal ao longo dos últimos anos reduziu substancialmente a dívida e está neste momento em posição de aproveitar as condições do mercado financeiro e, assim, criar meios que aliviem a carga sobre as finanças da autarquia atendendo ao elevadíssimo montante dos investimentos que estão em curso, muitos deles a expensas do orçamento municipal”, sustenta Ricardo Rio.

PUBLICIDADE

Contudo, acrescenta, “ este investimento não esgota o plano de acção da Câmara até 2020, uma vez que destes 14 milhões, estão excluídos todos os projectos alvo de financiamento comunitário”.

Recorde-se que, em 2017, a autarquia reduziu o passivo de médio e longo prazo em cerca de 7,6 milhões de euros. Por outro lado, em 2019, serão concluídos três financiamentos bancários cuja amortização anual representa um encargo anual aproximado na ordem dos 850 mil euros.

PROJECTOS

Entre os projectos a financiar estão a requalificação da rua Costa Gomes, a reabilitação do aqueduto de acesso da avenida Robert Smith à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, a regularização do rio Torto/Variante do Cávado, a Pousada da Juventude, a requalificação do edifício multiusos Dr. Francisco Sanches, reparações e beneficiações dos edifícios escolares, bem como a requalificação de diversos parques infantis.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS