REGIÃO

REGIÃO -

Câmara de Barcelos requalifica Escola Gonçalo Pereira para acolher Escola Superior de Design do IPCA

A Câmara Municipal de Barcelos vai requalificar o edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira, por 1,3 milhões de euros (IVA incluído) e um prazo de execução de 365 dias.

A empreitada, diz a autarquia em comunicado, cuja adjudicação foi aprovada na reunião de Câmara de 19 de Fevereiro, permitirá que o espaço acolha a Escola Superior de Design do IPCA.

Construído nos anos 30 do século XX, o edifício, sito na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e constituído por subcave, rés-do-chão e primeiro andar, apresenta-se em bom estado de conservação.

No entanto, para melhor se adaptar às necessidades educativas de estudantes e professores de Design, serão adaptados e criados novos espaços.

Na subcave ficam localizados quatro espaços de oficinas, uma sala de arquivo e duas zonas técnicas. Na ala oeste, irá manter-se o acesso ao exterior de forma a garantir uma área de cargas e descargas.

ESPAÇO INOVADOR

Quanto ao rés-do-chão fica reservado para os acessos principais ao edifício, com espaço para serviços administrativos, sala de reuniões, gabinetes, uma sala multiusos, uma copa de apoio, bar e cantina.

Já no piso 1, além das salas de aula, destaca-se a criação de áreas expositivas, com ênfase para uma parede que será substituída por um vidro, “duplicando a profundidade do hall e atribuindo ao espaço um carácter inovador e arrojado, perfeitamente enquadrado com a Escola Superior de Design”.

Em todo o edifício, as instalações sanitárias também serão alvo de intervenção.

A empreitada terá também em conta “a necessidade e importância em conservar a imagem pública e colectiva do edifício, procurando manter a traça original do edificado, nomeadamente com a recuperação da clarabóia existente, da fachada, dos vãos e do desenho antigo da porta principal”.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE