A Câmara de Braga vai prosseguir com a extensão da ecovia do rio Este, com a ligação entre a zona da Ponte Pedrinha e o complexo industrial da Delphi, num troço de cerca de 310 metros.
Em comunicado, a autarquia refere que “este projeto representa um investimento superior a 210 mil euros e visa melhorar a mobilidade sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos bracarenses”.
O concurso público, lançado para esta empreitada, teve como proposta vencedora a da empresa Qualidade Group e prevê um prazo de execução de 120 dias. “Esta obra é mais um passo significativo no compromisso do município de Braga em promover infraestruturas que incentivem a mobilidade verde e a convivência harmoniosa com a natureza”, assinala a Câmara
De acordo com a vereadora Olga Pereira, este novo troço de 310 metros soma-se aos cerca de quatro quilómetros já existentes e “contempla a criação de mais duas zonas de estar e descanso, iluminação adequada e tratamento natural que irá valorizar a envolvente e contribuir para uma crescente qualidade de vida da população”.
“Além da fruição por parte da população, esta nova ligação permitirá que muitos funcionários do complexo industrial da Delphi utilizem a ecovia para as suas deslocações diárias. Esta alternativa de transporte mais sustentável contribuirá para a redução do tráfego automóvel e das emissões de carbono, promovendo um ambiente mais saudável e um estilo de vida mais ativo”, sublinha o município.
De acordo com a Câmara de Braga, “a ecovia do rio Este é um projeto de relevância para a cidade, proporcionando um espaço de lazer e deslocação para peões e ciclistas, ligando zonas urbanas e industriais de forma segura e ecológica”.