O executivo municipal de Braga analisa, na próxima reunião de Câmara, marcada para sexta-feira, a proposta de acordo de gestão a celebrar entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o município de Braga, no âmbito do projeto de reorganização viária do Nó de Infias.
“Nos termos do acordo de gestão (e de acordo também com o protocolo firmado em 2020), a IP assumir-se-á como dona da obra, sendo responsável pelo lançamento, gestão, execução e fiscalização da intervenção, desde o procedimento pré-contratual até ao encerramento administrativo da empreitada. A IP terá ainda a responsabilidade pela execução material e financeira do projeto”, refere um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia.
O acordo de gestão será depois submetido a parecer do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).
“Por forma a imprimir mais celeridade ao processo, a Câmara Municipal está já a tramitar as expropriações, cabendo à IP solicitar autorização para a realização plurianual de despesas aos Ministros das Infraestruturas e Finanças”, adianta o município.
Segundo a Câmara de Braga, “o Nó de Infias representa um dos principais pontos de congestionamento de trânsito da cidade, devido à confluência de diversas vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional, com reflexos negativos na mobilidade local”.
“A sua localização estratégica, numa das principais entradas da cidade, canaliza um elevado volume de tráfego proveniente dos concelhos vizinhos, exacerbando os problemas de congestionamento e impactando a fluidez da circulação”, acrescenta.
Análises de tráfego indicam que os volumes gerados nas vias sob jurisdição da IP ultrapassam a capacidade de escoamento do nó viário, resultando em frequentes situações de saturação. “Estes constrangimentos comprometem a mobilidade urbana e a qualidade de vida na sua envolvente. Assim, torna-se essencial a intervenção para solucionar este problema e melhorar as condições de circulação e segurança rodoviária”, vinca a autarquia.
De acordo com a Câmara de Braga, o acordo de gestão agora proposto resulta de um acordo de colaboração celebrado a 14 de abril de 2020, que definiu as responsabilidades da IP e do município de Braga na elaboração do projeto de requalificação do Nó de Infias. Com este novo acordo, serão formalizados os termos e responsabilidades para a execução da obra.
REDUZIR TRÁFEGO
O projeto prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos quatro quilómetros de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta.
Além disso, deverá ser criada uma ligação direta e sem conflitos para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, através da execução de um viaduto bidirecional com cerca de 220 metros de extensão e 12 metros de largura.
Paralelamente, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul, de modo a minimizar as interferências entre correntes de tráfego.
“Desta forma, os movimentos principais passam a efetuar-se praticamente sem constrangimentos, o que permitirá também uma melhoria dos movimentos secundários, que deixam de ter os fluxos de tráfego principais a prejudicá-los”, adianta a Câmara de Braga.
A intervenção fará com que a atual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à EN101, próximo das atuais instalações da Volvo.