A Câmara de Braga vai investir 787 mil euros na repavimentação da Avenida Padre Júlio Fragata, na freguesia de S. Vitor, a via urbana com mais intensidade de trafego médio diário anual do concelho, disse ao PressMinho/O Vilaverdense/OAmarense Ricardo Rio.
O presidente do município salientou que a obra, que será votada na próxima reunião do executivo, se justifica pelo “actual elevado estado de degradação do pavimento, o que põe em causa os critérios de segurança da circulação”.
“Esta via urbana foi dimensionada e gerida de modo a garantir bons níveis de segurança e razoáveis níveis de fluidez e rapidez dos fluxos motorizados através da adopção de soluções geométricas que evitem problemas de congestionamento e que permita a circulação ás velocidades adequadas”, acentua a proposta da Divisão de Obras.
Refere que os trabalhos serão executados, exclusivamente, em período nocturno, entre as 22h00 e as 07h00. O planeamento da intervenção prevê ainda a possibilidade de coexistirem duas frentes de trabalho em simultâneo, uma em cada sentido, mantendo sempre disponível para circulação viária duas das três faixas de circulação.
A empreitada inclui a repavimentação por aplicação de misturas betuminosas; a reestruturação e reforço da sinalização horizontal e vertical, incluindo medidas de acalmia de trafego: a reconstrução de separador central por colocação de railes triplos de proteção em ambos os sentidos de circulação separados por vegetação ornamental e anti encandeamento; o reforço da iluminação pública por remoção da iluminação existente no eixo da via e reinstalação de novos elementos nas laterais contiguas à via; e, intervenções em áreas pedonais essencialmente para garantir incrementos dos níveis de acessibilidade.
OUTROS ASSUNTOS
Na reunião pública do executivo municipal, que tem lugar na segunda-feira, pelas 09h30, no edifício gnration, estão em análise, entre outros assuntos, a proposta de execução do projecto ‘Eu já passo Aqui’; o regulamento de funcionamento e utilização das instalações desportivas municipais; a proposta de classificação da Mamoa de Lamas e do Edifício n.º1 da Praça da República como Bens Culturais de interesse Municipal; as respostas socioeducativas de fornecimento de refeições escolares e actividades de animação e apoio à família destinadas às crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública do Concelho; o Programa Municipal de Enriquecimento Curricular para o ano lectivo de 2020/2021 e propostas de apoios financeiros.
A ordem de trabalhos desta Reunião está disponível para download em: http://goo.gl/7ETwJX