A Câmara Municipal de Braga acaba de lançar um programa de capacitação para cuidadores informais. Esta medida visa «promover a capacitação informal para o acto de cuidar através do conhecimento da doença, aquisição de capacidades e competências para a prestação de cuidados de saúde e diversas tipologias de apoio, nomeadamente psicológico».
O programa prevê a realização de sessões teórico-práticas que incidem sobre o «papel do cuidador, a doença e a sua evolução, o efeito da doença nas emoções e as alterações comportamentais, os apoios e recursos disponíveis na comunidade, actividades de estimulação cognitiva, estratégias de autocuidado e gestão de emoções do cuidador informal ou promoção da literacia na saúde».
O programa será realizado no Gabinete Municipal de Saúde, localizado no shopping Santa Tecla.
Esta iniciativa é gratuita e destina-se a residentes em Braga ou cuidadores de pessoas dependentes no território concelhio, com idade igual ou superior a 18 anos e que possuam enquadramento legal como cuidador informal.
A inscrição deverá ser feita através do preenchimento de um requerimento próprio disponível no portal do Município de Braga, onde pode também ser consultado o regulamento.
Os documentos devem ser entregues presencialmente no Balcão Único, no edifício do Pópulo, no Balcão Único Online (https://balcaounico.cm-braga.pt/) ou através do e-mail municipe@cm-braga.pt.
NATAÇÃO PARA BEBÉS
O Município de Braga passou também a dispor de um programa desportivo de natação para bebés. «Promover a adaptação e autonomia da criança no meio aquático e ajudar no desenvolvimento psicomotor da criança» são os objectivos desta resposta municipal, dirigida a crianças entre os quatro meses e os três anos de idade.
As inscrições podem ser efectuadas presencialmente no Balcão Único, no edifício do Pópulo, ou no Balcão Único online (https://balcaounico.cm-braga.pt/). As normas de participação e os horários estão disponíveis através do link: https://bit.ly/42jutfN.