AMBIENTE

AMBIENTE -

Câmara de Braga recolheu mais de 1.300 toneladas de lixo

No âmbito do Programa de Valorização Ambiental das Freguesias, o Município de Braga procedeu à limpeza de 1.312,08 toneladas de resíduos sólidos, espalhados por 13 freguesias do concelho, anunciou a autarquia.

Em comunicado, o Município bracarense detalha as quantidades de lixo recolhidas: Priscos 369,84; Tebosa 24,9; S. Paio D`Arcos 181,8; Figueiredo 50,82; Tadim 86,14; São Vicente 118,86; Sequeira 17,96; Nogueira e Lamaçães 33,18; Mire de Tibães 110,90; Crespos 37,82; Sobreposta 271,42; e Palmeira 8,98.

Altino Bessa, vereador do Ambiente, alertou para o problema da existência de lixeiras espalhadas pelo Concelho, «onde se encontra todo o tipo de resíduos, desde electrodomésticos, pneus e colchões a entulho das obras, entre outros».

Para o autarca, são imagens «que evidenciam comportamentos errados que, além de prejudicarem a paisagem e o ambiente e representarem uma despesa para os contribuintes, levam outras pessoas a depositarem também o seu lixo, criando assim lixeiras de maiores dimensões».

Foram também identificadas muitas situações de depósito de lixo de maior dimensão junto aos contentores de lixo.

Como salientou Altino Bessa, com esta acção pretendeu-se também sensibilizar a população para a necessidade de adopção de práticas ambientais responsáveis e promover a educação ambiental das populações, principalmente dos adultos que, por via dos seus comportamentos, transmitem aos mais novos comportamentos errados.

O vereador sublinhou ainda a importância de cuidar da paisagem, do ambiente e da qualidade de vida no concelho, bem como a necessidade da população adoptar práticas de vigilância, denunciando às autoridades os responsáveis pelo depósito de resíduos através de e-mail para ambiente@cm-braga.pt, se possível com fotografias, nomes e/ou contactos que permitam identificar os infractores.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE