O Município de Braga reúne-se, segunda-feira, para analisar o tarifário para 2019 dos Transportes Urbanos de Braga, e, ainda, um acordo de parceria entre o plano nacional de leitura 2027. O preço dos bilhetes de transporte mantém-se inalterado desde 2014.
Na proposta apresentada a votação, a Câmara sublinha que, desde 2014 que os Transportes Urbanos de Braga registam um aumento consistente de validações e da receita proveniente da venda de títulos de transporte.
“Em quatro anos aumentamos os passageiros transportados e 14% e o volume de negócios em 10%”, diz a administração dos TUB.
Este desempenho – acrescenta – “foi conseguido sem qualquer aumento de tarifário”. Resultou – acrescenta – “de melhorias na qualidade de serviço prestado, da otimização e da melhoria da rede de transporte, da facilidade no acesso aos títulos de transporte, do reforço da complementaridade com os outros modos de transporte e da ação comercial que os Transportes Urbanos de Braga têm vindo a desenvolver”.
E, – acentuam – a tendência de crescimento mantém-se em 2018. Assim, para o ano 2019 e de modo a “continuar a promover a mobilidade sustentável, a descarbonização da cidade, a captação de novos clientes e a redução da utilização do transporte individual propomos a manutenção do tarifário, sem qualquer aumento de preço”.
Esta proposta tarifária estará em vigor até à aplicação da regulamentação referente ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (Orçamento de Estado 2019).
Na ocasião, os vereadores vão, ainda, votar contratos interadministrativos de delegação de competências a diversas freguesias e a atribuição de apoios financeiros e subsídios a diversas entidades e freguesias.
A ordem de trabalhos desta Reunião, bem como a acta da Reunião anterior, está disponível para download em: http://goo.gl/7ETwJX.
ovilaverdense@gmail.com