A Câmara de Vila Nova de Cerveira inaugura, na próxima segunda-feira, primeiro dia oficial de aulas, a segunda fase da requalificação da Escola Básica 2/3 mais Secundária, frequentada por cerca de 600 alunos, orçada em 2,7 milhões de euros, anunciou a autarquia.
Em comunicado, o executivo municipal liderado por Rui Teixeira avança que prepara uma 3ª fase, no âmbito da eficiência energética, na remodelação das redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais interiores, e das medidas de segurança contra incêndios nos espaços não intervencionados.
Concretizada entre 2022 e 2023, a 2ª fase desta empreitada resulta na construção de raiz de um edifício designado como Centro de Recursos composto por biblioteca/auditório com capacidade para 119 lugares sentados, na ampliação do espaço de refeitório, na cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio exteriores e na criação da ‘sala do futuro’.
O investimento associado a esta 2ª fase ultrapassou os 2 milhões de euros inicialmente previstos, atingindo os 2.7 milhões (dos quais cerca de 2 milhões foram financiados pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2020 e pelo Ministério da Educação).
A autarquia justifica este aumento com a identificação de “constrangimentos que o projecto não contemplava, designadamente, a remodelação da cozinha, a requalificação das infra-estruturas exteriores de abastecimento de água, esgotos e águas pluviais, a construção da rede de ligação ao gás natural, o tratamento dos campos de jogos, entre outros”.
“Pelo carácter urgente, a Câmara Municipal anuiu a todas estas solicitações, o que implicou a alocação de verbas do orçamento municipal”, refere o comunicado.