REGIÃO

REGIÃO -

Câmara de Esposende concede apoios de «471 mil euros» às Freguesias

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara, a atribuição de apoios às Freguesias do Concelho, no montante de «470.986,64 euros». Deste montante, «450.000 euros serão transferidos paras as Juntas e Uniões de Freguesia, correspondente a 30.000 euros por cada uma das 15 Freguesias, para fazerem face à manutenção e conservação da rede viária, bem como a pequenas reparações em edifícios, taludes e muros». Para tal, a Câmara Municipal vai estabelecer Acordos de Cooperação com as Juntas e Uniões de Freguesia, proposta essa que será submetida à apreciação do plenário da Assembleia Municipal.

ATRIBUIÇÃO POR FREGUESIA

Assim, para a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferido o montante de 90.000 euros, cada uma das Uniões de Apúlia/Fão, Fonte Boa/Rio Tinto, Belinho/Mar e Palmeira de Faro/Curvos receberá 60.000 euros e as freguesias não agregadas, nomeadamente Vila Chã, Forjães, Antas e Gemeses, receberão 30.000 euros cada uma.

Em nota enviada, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, revela que «tais apoios assumem uma natureza esporádica, afigurando-se imperativos face ao constante degradar do património viário e às intempéries ocorridas neste último Inverno, com níveis de precipitação que há muito não se viam, causando, entre outros danos, abatimentos de vias, derrocadas de taludes e alagamento de valetas».

«Perante este cenário, torna-se urgente intervir nas vias sob a jurisdição e gestão das Juntas de Freguesia, de modo a garantir as necessárias condições de segurança e de circulação da rede viária e manutenção das demais infraestruturas», salienta o autarca.

UF DE APÚLIA E FÃO

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou a «atribuição de um apoio financeiro até ao montante máximo de 12.856,64 euros à Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão», por forma a «suportar as despesas inerentes à requalificação/reactivação do lago/chafariz do Cortinhal, em Fão».

OUTROS APOIOS

Ainda em matéria de apoios, o Município aprovou a atribuição do montante de «8.130 euros para ajudar a suportar os custos com a realização do Desfile de Carnaval/2023, realizado no dia 19 de Fevereiro na zona ribeirinha de Esposende». Para a Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferida a verba de «6.130 euros e os restantes 2.000 euros para a Associação Cultural e Recreativa de Rio Moinhos, de Marinhas, atendendo a que se trata de uma organização conjunta e o fim é o mesmo».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE