O presidente da Câmara Municipal de Esposende procedeu, este sábado, à inauguração das obras de requalificação da Alameda do Bom Jesus, em Fão, cujo investimento rondou os 610 mil euros. A eliminação de barreiras arquitectónicas foi uma das prioridades da intervenção.
Uma semana após a inauguração da obra de requalificação do Campo de S. Miguel, em Marinhas, Benjamim Pereira assinalou a conclusão de mais uma obra executada ao abrigo dos Planos de Acção de Regeneração Urbana (PARU), que teve comparticipação a 85% do FEDER, no âmbito do programa Norte 2020.
A intervenção contemplou a renovação do piso, instalação de novo mobiliário urbano e de iluminação pública e a requalificação do coreto. Foram retirados os gradeamentos existentes, proporcionando uma ligação do jardim à rua Campos Morais, com acesso para pessoas com mobilidade reduzida para a rua Dr. Henrique Barros Lima, e, na rua da Pousada, também foram eliminadas as barreiras arquitectónicas.
O presidente da Câmara realçou que esta intervenção era uma “aspiração antiga das gentes de Fão”. Assinalando que nas imediações se localizam estruturas de grande importância histórica e arquitectónica, como o Templo do Bom Jesus, além da Pousada da Juventude, Benjamim Pereira assinalou que o espaço ganha “importância acrescida” ao acolher a obra de arte intitulada ‘A Noiva’, do artista Ascânio MMM, um filho da terra radicado no Brasil e cuja obra é reconhecida mundialmente.
O autarca notou que esta alameda acolhe importantes actividades anuais, como a Festa do Bom Jesus de Fão e a Festa do Marisco, assim como a feira semanal, que agora regressa àquele espaço, sendo também um importante ponto de passagem dos peregrinos, a caminho de Santiago de Compostela.
“Trata-se da dignificação do espaço público, de acolher com dignidade quem nos visita e de proporcionar qualidade de vida aos residentes”, afirmou o autarca.
Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para lembrar um conjunto de investimentos que o município concretizou em Fão e os apoios concedidos às instituições locais, Bombeiros Voluntários e Santa Casa da Misericórdia, assegurando que “Fão tem tido a atenção devida” e que continua a trabalhar com vista à concretização de “processos importantes”, de que é exemplo a futura ponte pedonal sobre o rio Cávado, que fará a ligação ao Parque da Cidade. Deixou também a garantia de que está para breve a conclusão do processo relacionado com o Campo do CF Fão.
Neste que foi a sua primeira inauguração do seu mandato em Fão, o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, manifestou a sua satisfação pela concretização desta ansiada obra, que, vincou, “superou as expectativas”.
Notou, contudo, que se revela necessária a reabilitação exterior do Templo do Bom Jesus, apelando, por isso, à intervenção do município e à Real Irmandade do Senhor Bom Jesus de Fão.