O presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, assinou, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração com a Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, no âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e da sua programação cultural e acções conjuntas, nomeadamente uma homenagem a Parcídio Summavielle.
Em representação da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, marcou presença o seu coordenador, Paulo Sousa, que relembrou o mote daquela comissão, ‘Memória e Liberdade’.
“Celebrar a Liberdade sem memória seria dar continuidade a um erro que soçobrou por demasiado tempo na nossa sociedade. É nossa vontade honrar a memória onde quer que tenha havido uma mulher ou um homem que durante 48 anos se opôs à ditadura (…) É fundamental que os mais novos – as novas gerações – conheçam e reconheçam a memória, pois só assim perceberão melhor e valorizarão a Democracia”, destacou.
Paulo Sousa anunciou ainda uma homenagem a Parcídio Summavielle, sublinhando o seu papel como democrata e como construtor da Liberdade e nela envolvendo simbolicamente todos os resistentes antifascistas:
“No próximo dia 27 de Março estaremos aqui para lhe prestar a si e em si reconhecer os que foram presos, perseguidos, despojados do exercício da cidadania, obrigados a fugir a salto – uma marca do Estado Novo, cuja história é importante dizê-lo, é fundamental para a relação intergeracional que estamos a construir com esta homenagem aos mais velhos”, referiu ainda.
Antero Barbosa expressou o seu contentamento por celebrar este protocolo que valoriza aquilo que foi, é e continuará a ser o 25 de Abril. “Valorizamos esta efeméride e estamos conscientes da importância de assinalar e comemorar esta data, relembrando o valor da democracia e da liberdade todos os dias.”
O autarca anunciou que Parcídio Summavielle, antigo presidente de Câmara e Governador Civil de Braga, será a figura homenageada nas comemorações do 25 de Abril deste ano, em Fafe, dado o “seu relevante papel social e político na valorização dos valores de Abril ao longo dos anos”.
Marcaram presença neste acto simbólico, Paula Nogueira, vereadora da Cultura do Município de Fafe, Parcídio Summavielle, Artur Coimbra, membro da Comissão e elementos da Comissão Executiva para as Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe.
ovilaverdense@gmail.com