CULTURA E PATRIMÓNIO

CULTURA E PATRIMÓNIO -

Câmara de Guimarães e Amar o Minho destacam a história e património de S. Torcato

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Guimarães e a Comunidade Intermunicipal do Ave, ao programa Amar o Minho, apresentaram de duas obras sobre a história, devoção e património do ‘Santo do Povo’, São Torcato, anunciou esta quarta-feira a autarquia.

Tratam-se de ‘São Torcato: Romaria a um Vale Infindável’ e ‘São Torcato: História, Devoção e Património’ são resultado de um trabalho de investigação histórica e científica, coordenado por Raul Pereira e Francisco Brito.

Na apresentação das obras, o presidente da Câmara de Guimarães e presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Ave, Domingos Bragança, invocou Santo Agostinho ao afirmou “um presente das coisas passadas, um presente das coisas presentes e um presente das coisas futuras”.

Para o autarca socialista, “o presente das coisas passadas é a memória, o presente das coisas presentes é a vida e o presente das coisas futuras é a espera, a esperança”. Esperança que para Domingos Bragança significa que “São Torcato virá a ser o santo de S. Torcato, de Guimarães e de Portugal”.

Paulo Novais, juiz presidente da Irmandade de São Torcato, parceira neste projecto, falou em “dia histórico para a Irmandade”, agradecendo a todos quantos contribuíram para que fosse possível chegar a um resultado final que, na sua opinião, “é revelador do amor que os homens e mulheres de S. Torcato têm pela sua terra”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.