A criação do chamado Eixo Periférico Norte-Sul é um dos projectos inscritos pela Câmara de Vila Verde nas Grandes Opções do Plano 2021-2025 com o objectivo de melhorar as acessibilidades do concelho, nomeadamente criando uma alternativa à Estrada Nacional (EN) 101.
O presidente da Câmara, António Vilela, disse ao jornal “O Vilaverdense” que o projecto será feito de forma faseada e em interligação com outros, permitindo «criar um circuito rodoviário alternativo e promover o desenvolvimento urbano a poente».
O Eixo Periférico Norte-Sul é uma via com cerca de sete quilómetros que vai ligar a saída da Variante do Cávado, em Soutelo, até ao parque industrial de Gême, passando pela Loureira, por Vila Verde e por Sabariz.
«Em termos rodoviários, funcionará como alternativa à EN 101, estabelecendo uma ligação da Variante ao Norte, nomeadamente ao parque industrial de Gême, através dos estádios municipais de Vila Verde», explicou o presidente da Câmara.
Segundo António Vilela, o Eixo Periférico Norte-Sul terá «saídas em vários pontos» ao longo do percurso e irá também ligar à Variante a Oleiros, que é outro dos projectos da autarquia, criando um movimento circular entre as duas zonas industriais.
O autarca refere ainda que o projecto prevê a aproximação ao Rio Homem, com acesso e ligação entre as principais áreas fluviais existentes, assim como a criação de um corredor verde.
«Há já um corredor que está a ser feito entre Porto Carrero e Prado e temos vários projectos em execução, nomeadamente entre o Faial e o Mirante e entre o Mirante e Porto Carrero. A intenção é ligar Vila Verde à Vila de Prado através deste corredor verde», sublinhou.