VILA VERDE

VILA VERDE -

Câmara de Vila Verde vai atribuir 196 bolsas de estudo a jovens do Concelho

O Município de Vila Verde aprovou, na reunião de câmara desta segunda-feira, a atribuição de 196 bolsas de estudo a alunos do ensino superior residentes no Concelho de Vila Verde, entre 291 candidatos.

O investimento global em análise deverá cifrar-se em cerca de «70 mil euros, contemplando bolsas de estudo que medeiam entre um mínimo de 35€ e um máximo de 100€ mensais, em função dos escalões em que os candidatos se integram, de acordo com as declarações de rendimentos dos respectivos agregados familiares».

CANDIDATOS PERTENCENTES AO CORPO ACTIVO DOS BOMBEIROS RECEBEM A BOLSA MÁXIMA

A proposta prevê também que candidatos pertencentes ao corpo activo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde recebam a bolsa máxima, prevendo-se ainda uma redução de 50% do valor a receber em situações de acumulação de subsídio ou bolsa atribuída por outra entidade.

Na base deste esforço do Município está o propósito de «melhorar os níveis de formação e qualificação dos jovens, no pressuposto de que compete ao Município contribuir para o desenvolvimento do capital humano, social e económico do território concelhio».

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS ABRANGE AINDA ALUNOS QUE FREQUENTAM CTSP

O facto desta atribuição de bolsas de estudo, além dos alunos que frequentam licenciatura ou mestrado, abranger ainda os discentes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) é «sintomático do objectivo de promover a qualificação de todos e de, assim, contribuir para o reforço da competitividade de um território que está a apostar na captação de novos investimentos empresariais que garantam maior produção de riqueza e o crescimento do emprego».

«PRIMEIRA LINHA DAS PRIORIDADES»

Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, «a qualificação dos vilaverdendes encontra-se na primeira linha das prioridades do Município, uma vez que o capital humano se revela determinante para o território concelhio acolher novos projectos empresariais que apostem na inovação como um dos principais factores de diferenciação e de sucesso num mercado de crescente competitividade».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE