BRAGA

BRAGA -

Câmara desafia entidades a lançar ‘granadas de sementes’ para florestar Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga desafiou esta sexta-feira, 23 de Outubro, Dia da Floresta Autóctone, desafia “todas as entidades” do concelho a participar na florestação com a plantação de espécies autóctones e com o lançamento de ‘granadas de sementes’.

O desafio surge no âmbito do programa ‘Florestar Braga’, uma iniciativa de sensibilização ambiental que a autarquia promove deste 2014.

Assim, todas as entidades de ensino, IPSS, associações ou adoptantes do Projecto Rios podem, explica o município, receber espécies da floresta autóctone para plantar no logradouro das suas instalações (ou junto da linha de água adoptada no caso do Projecto Rios) ou e espaço público em colaboração com a sua junta ou união de freguesias.

PUBLICIDADE

Para tal, a Câmara coloca à disposição das entidades árvores ou arbustos autóctones, nomeadamente carvalhos alvarinhos, portugueses e negral, sobreiros, castanheiros, cedros do Bussaco e bastardo, cerejeiras bravas, freixos, pinheiro mansos, tílias, amieiros, azinheiras, vidoeiros, azevinhos e medronheiros.

Outra iniciativa prevista é o lançamento de ‘granadas de sementes’. As entidades que pretendam receber material para elaboração das ‘granadas’ (por ordem de chegada de inscrições, tendo em conta a argila disponível), o município de faculta a argila e as sementes de leguminosas e cada entidade faz as suas próprias granadas, podendo, também, a comunidade escolar mobilizar os alunos para recolherem bolotas de carvalho e/ou sobreiro ou outras sementes de árvores ou arbustos autóctones.

Para participar nesta edição do ‘Florestar Braga’, os interessados devem fazer a sua inscrição através do email [email protected], até 9 de Novembro, indicando os seguintes dados: nome da entidade e local de entrega, nome do responsável, e-mail e telemóvel, número de pessoas a envolver, local de plantação ou de lançamento das ‘granadas de sementes’, dia e hora prevista da plantação e número de espécies a plantar (acima indicadas e por ordem de prioridade).

Esclarecimentos disponíveis através do número 253 202 860.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS