BRAGA

BRAGA -

Câmara doa terreno ao Centro Social do Vale do Homem para creche em Gualtar

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O executivo do Município de Braga debate e vota, segunda-feira, uma proposta de desafectação do domínio público autárquica de uma parcela de terreno na freguesia de Gualtar, onde o Centro Social do Vale do Homem irá construir uma creche.

Ao jornal “O Vilaverdense”, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que o equipamento servirá quer a comunidade local, que os funcionários do Hospital, que passam a poder ali deixar os filhos, enquanto trabalham.

“É mais um passo no sentido da criação de uma rede concelhia de berçários e creches, uma promessa que assumimos já no mandato anterior”, explicou.

A nova creche será construída em parceria com aquele Centro Social e com a Junta de Freguesia, a quem o terreno será cedido, por 25 anos, através de um contrato de comodato. O terreno pertence ao Município por cedência de proprietários em processos de licenciamento urbanístico.

A pretensão teve parecer favorável quer da Segurança Social do distrito, quer do Hospital – através da Comissão de Trabalhadores – quer, ainda, da Universidade do Minho por vai avançar com um projecto-piloto para a criação de estruturas de apoio à primeira infância, nomeadamente berçários/creches.

“Olhamos para o futuro e percebemos que existe uma área que nos parece particularmente crucial e que diz respeito às respostas para a primeira idade. Por força de uma cidade jovem, em constante crescimento e continuamente a atrair e a fixar mais pessoas, temos vindo a sentir alguma dificuldade em dar uma resposta cabal à muita procura que tem existido em termos de berçários e creches”, explica Ricardo Rio.

Recorde-se que o tema da construção de uma creche em Gualtar tem sido abordado, amiúde, na Assembleia Municipal local, pelo deputado e ex-presidente da Freguesia João Nogueira, do PS.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.