BRAGA

BRAGA -

Câmara e confraria do Bom Jesus assinam protocolo para candidatura a obras de 2,2 milhões de euros no santuário

O município de Braga e a confraria do Bom Jesus assinaram, esta terça-feira, um protocolo que estabelece as formas de colaboração entre as duas entidades tendo em vista a implementação do projeto da terceira fase de requalificação do Santuário do Bom Jesus.

Para concretizar este projeto, a confraria irá apresentar até final do ano uma candidatura ao Norte 2030. A requalificação da Casa dos Correios e a reabilitação e valorização do apeadeiro inferior do elevador são os principais elementos do projeto, que a concretizar-se representará um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros (75% financiado e 25% a cargo da confraria).

Para enriquecer a experiência dos visitantes está ainda prevista a criação de centros interpretativos, nova sinalética e a implementação de ferramentas digitais.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, salientou que a relação entre o município e a confraria é longa e tem sido “cada vez mais intensa ao longo dos últimos anos”.

“O Bom Jesus é um dos grandes ativos do país e do mundo e queremos contribuir para a sua preservação e divulgação. Este é mais um projeto de enorme importância para o desenvolvimento do Bom Jesus, ao qual o município se associa através do estímulo das dimensões cultural, patrimonial e turística”, disse.

O autarca manifestou ainda a disponibilidade do município em contribuir para a concretização da qualificação da estrada e da zona junto ao pórtico do Bom Jesus, que não está incluída no projeto que será agora submetido a financiamento.

“Estamos alinhados com os objetivos da Confraria de dotar este local de mais condições de segurança para os cidadãos, proporcionando uma utilização mais qualificada daquela zona”, garantiu Ricardo Rio.

Caso o projeto seja aprovado, a confraria estima que as obras se iniciem em meados de 2025 e se prolonguem pelo período de um ano. As intervenções estão alinhadas com as recomendações da UNESCO.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE