O Caminho de Santiago é o único destino português a integrar a lista anual de destinos populares para o próximo ano do guia de viagens Lonely Planet.
Para assinalar o 50.º aniversário, o Best in Travel 2024 inclui, além das dez melhores cidades, países e regiões, duas novas categorias: melhor relação qualidade/preço e melhores destinos sustentáveis.
E é precisamente na categoria de Sustentabilidade, que, em quinto lugar, surge o Caminho de Santiago.
A lista da Lonely Planet, agora revelado, é elaborada com votações da sua comunidade global de colaboradores, escritores locais e parceiros editoriais, oferecendo uma visão especializada de destinos menos conhecidos e novas perspectivas sobre locais populares.
Seja para uma viagem mais sustentável, de maior ligação à Natureza, ou mais em conta a nível financeiro, há destinos para todos os gostos.
Como exemplo dos novos locais na lista, actualizada todos os anos, a Mongólia lidera o ranking dos melhores países, seguida da Índia e Marrocos. A Croácia também surge no ranking dos melhores países, graças à abertura da Ponte Peljesac e uma nova auto-estrada, sendo possível viajar directamente entre Split e Dubrovnik.
Entre as principais cidades estão Nairobi, no Quénia, a cénica Mostar, na Bósnia, com a sua famosa ponte, e a revitalizada Izmir, na Turquia. Para quem pretende desfrutar da vida ao ar livre nas melhores regiões, a nova Rota de Ciclismo Trans Dinarica dos Balcãs Ocidentais é uma boa aposta para 2024.
Espanha está no topo da lista de viagens sustentáveis, tendo dado enormes passos para impulsionar as viagens fora de época, expandir as energias renováveis, distribuir os visitantes ao longo do ano e levar o turismo a destinos anteriormente negligenciados. O País de Gales também foi reconhecido como um dos líderes em matéria de sustentabilidade, graças aos seus caminhos de ferro renovados que alargam as possibilidades de explorar o oeste selvagem.
A Patagónia, o Equador e os trilhos bálticos da Estónia, da Letónia e da Lituânia estão entre os que proporcionam formas mais responsáveis de ligação à natureza. Por sua vez, a Ilha Kangaroo continua a ser um dos grandes destinos de ecoturismo da Austrália do Sul.
Se tem orçamento limitado, então a Argélia, o Centro-Oeste nos Estados Unidos, a ilha grega de Icária e a Normandia são alguns dos destinos de grande valor e muitas vezes esquecidos, ideais para o viajante preocupado com os custos.
Top 10 por categoria:
Cidades:
Nairobi, Quénia
Paris, França
Montreal, Canadá
Mostar, Bósnia
Filadélfia, EUA
Manaus, Brasil
Jacarta, Indonésia
Praga, República Checa
Esmirna, Turquia
Cidade de Kansas, Missouri
Países:
Mongólia
Índia
Marrocos
Chile
Benim
México
Uzbequistão
Paquistão
Croácia
Santa Lúcia
Melhor Região:
Rota de Ciclismo Trans Dinarica dos Balcãs Ocidentais
Ilha Kangaroo, Sul da Austrália
Toscana, Itália
Donegal, Irlanda
País Basco, Espanha
Sul da Tailândia
Costa Suaíli, Tanzânia
Montana, EUA
Saalfelden Leogang, Áustria
Extremo Norte da Escócia
Sustentável:
Espanha
Patagónia, Argentina e Chile
Gronelândia
Trilhos no País de Gales
Caminho Português de Santiago
Palau
Hokkaido, Japão
Equador
Trilhos do Báltico na Estónia, Letónia e Lituânia
Eco Lodges da África do Sul
Valor:
Centro-Oeste, EUA
Polónia
Nicarágua
Limes do Danúbio, Bulgária e Roménia
Normandia, França
Egipto
Icária, Grécia
Argélia
Lagos do Sul e Central Otago, Nova Zelândia
Comboios nocturnos da Europa
ovilaverdense@gmail.com