Pelo oitavo trimestre consecutivo, o Parque de Campismo e Caravanismo de Braga regista um crescimento positivo, superando o total alcançado em todo o ano de 2022, com o aumento do número de hóspedes (+5%), de dormidas (+6%) e proveitos (+16%).
De acordo com os dados apresentados esta sexta-feira pela Câmara de Braga, até ao final do 3º trimestre, o Camping Braga obteve a visita de 10.371 hóspedes, em contraste com período homólogo de 2022, que registou 8.454 hóspedes. Estes valores traduzem um crescimento de 22,68%, uma diferença de mais 1.917 hóspedes.
Os 10.371 hóspedes pernoitaram em média 2,18 noites, o que perfaz 22.571 dormidas. Em comparação o terceiro trimestre de 2022, registou-se um aumento 29,49%, um aumento de 5.141 dormidas.
Ainda de acordo com os números da autarquia, neste terceiro trimestre, o crescimento registado no número de hóspedes foi de 11% em relação a igual período de 2022, com a visita de 5.706 hóspedes, mais 562 em relação a 2022.
Espanha foi, neste período, o país que contribuiu com o maior número de hóspedes (1.666), seguido pelo mercado francês (1.403), Portugal (879), Alemanha (435) e Países Baixos (360).
Estes cinco principais mercados contribuíram com 4.743 hóspedes, ficando os restantes 963 divididos por outros países da Europa, bem como da América do Sul e da Ásia.
Os números no indicador dormidas são ainda mais positivos, superando já no final do 3º trimestre o total de dormidas de 2022 em 6%. Contabilizam-se 2.2571 dormidas, quando em 2022 o total do ano foi de 21.320.
Neste terceiro trimestre o total de dormidas foi de 10.826, um crescimento em relação ao período homólogo de 2022 de 6%, ou seja, 10.826 dormidas em 2023, enquanto em 2022 se registaram 10.237, o que totaliza um crescimento de 589 dormidas, com a estada média de 1,90 (noites).
O mercado francês foi, neste capítulo, o que mais se destacou (2.674), Espanha ocupa o segundo lugar (2.559), Portugal (2.311), Alemanha (702) e Países Baixos (699). As outras 1.881 dormidas foram realizadas por várias outras nacionalidades europeias, sul americanas e asiáticas.
Nos proveitos financeiros alcançados, o aumento situa-se nos 35,08%, que corresponde a 168.928,51 euros. Trata-se de um aumento de receita de 43.875,30 euros, em comparação com período homólogo de 2022, que registou 12.053,21 euros.
Também na rubrica de Proveitos, o crescimento no final do terceiro trimestre ultrapassa o total alcançado em todo o ano de 2022. Até final de Setembro, o total arrecadado foi de 168.28,51 euros, mais 16% em relação a todo o ano transacto em que o total dos proveitos foi de 145.893,49 euros.
Neste terceiro trimestre, o Camping Braga esteve sempre lotado em termos de caravanas e autocaravanas, bem como a nível de tendas nos meses de Julho e Agosto.
ovilaverdense@gmail.com