BRAGA

BRAGA -

Candidatura Braga Capital Europeia da Cultura arranca esta sexta-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O município de Braga lança, publicamente, sexta-feira à noite, a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, numa sessão pública prevista para as 21h30, emitida online a partir do Grande Auditório do Altice Forum Braga.

No evento, e ao que o PressMinho apurou, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, recebe como convidados um conjunto de personalidades que farão intervenções sobre a sua experiência em diferentes processos de candidatura a Capital Europeia da Cultura, nacionais e internacionais.

Farão parte do painel de convidados Rui Moreira (presidente da Câmara Municipal do Porto), Alberto Núñez Feijóo (presidente do Governo Regional da Galiza), Cristina Farinha (membro do Júri Internacional Selecção e Monitorização Capital Europeia da Cultura) e Diana Civle (directora Capital Europeia da Cultura Riga 2014 e membro do Júri Selecção Capital Europeia da Cultura Letónia 2027), que estarão reunidos no Grande Auditório do Altice Forum Braga, com excepção da convidada internacional, que se juntará através de vídeo-chamada.

Devido ao presente contexto pandémico, esta sessão não terá público presencial, sendo emitida às 21h30 a partir do site oficial da candidatura que estará online na manhã de 6ª feira, em www.braga27.pt

ORADORES

Para contribuir para o pensamento e debate deste arranque oficial da candidatura de Braga, os convidados farão uma intervenção de acordo com a sua experiência e a dos seus territórios.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, tomará a palavra para reflectir sobre o legado da Porto 2001, não apenas na cidade como em toda a Região Norte. Já Alberto Núñez Feijóo, presidente do Governo Regional da Galiza, olhará para Santiago de Compostela 2000 e o impacto de um título de cidade na região da Galiza. Cristina Farinha, membro do Júri Internacional de Selecção e Monitorização da Capital Europeia da Cultura, contribui para o debate a partir do ponto de vista de alguém que está envolvido no processo de selecção das cidades que acolhem o título Capital Europeia da Cultura. Finalmente, Diana Civle, Diretora Capital Europeia da Cultura Riga 2014 e membro do Júri Selecção Capital Europeia da Cultura Letónia 2027, traz uma dimensão internacional ao debate, olhando para o caso da Letónia e da última CEC no seu país.

Recorde-se que, até agora, dez cidades portuguesas já manifestaram intenção de se candidatar: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Guarda, Oeiras e Viana do Castelo. A Capital Europeia da Cultura 2027 decorre em simultâneo em Portugal e na Letónia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.