PATRIMÓNIO (Alto-Minho)

PATRIMÓNIO (Alto-Minho) -

Canhões da Fortaleza de Valença voltam a receber visitas

Volta a ser possível apreciar os quatro canhões da Fortaleza de Valença, graças ao protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Valença e o Exército Português.

As 4 peças de campanha, pertencentes ao Museu Militar de Lisboa, passam a integrar as exposições permanentes do Núcleo Museológico Municipal e do Centro de Interpretação dos Castelos e Fortalezas, no Paiol de Marte. Trata-se de quatro peças de campanha datadas de 1778, 1797 e 1801.

O protocolo foi assinado esta segunda-feira. O Exército Português esteve representado na cerimónia pelo Major General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro, diretor da Direção de História e Cultura Militar, e o Município de Valença, pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira.

O autarca local salientou a importância de «voltar a colocar à visualização de todos estes canhões, elementos de incalculável valor histórico e patrimonial da nossa Fortaleza e que tantas memórias proporcionaram a gerações de valencianos e turistas».

Por sua vez, o exército sublinha que «a Fortaleza de Valença é uma verdadeira preciosidade e estes canhões são testemunhos de Portugal».

Este protocolo surge da necessidade de «proteger e salvaguardar, com todas as condições necessárias, estes emblemáticos canhões, após o roubo de uma das peças, que estava no baluarte do Socorro, em junho de 2022».

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE