Um cão, de raça beagle, esteve 30 horas debaixo do solo, numa mina localizada em Vilar das Almas (Ponte de Lima). Foi resgatado, ileso, na tarde desta segunda-feira, com o apoio de dois especialistas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), com o apoio de António Rato, um ‘herói’ improvável de 90 anos de idade.
O cão desapareceu durante a perseguição a uma raposa, no passado domingo. Com coleira GPS, após perder o sinal, o dono terá desconfiado que entrou numa mina. Veio-se a comprovar que fez o percurso debaixo de terra, um ‘túnel’ com cerca de 60 metros de comprimento.
Acabou por cair num poço com 10 metros de profundidade.
Sem qualquer possibilidade de sair de lá sem ajuda, esta segunda-feira, o dono do animal, Ricardo Fernandes, acompanhado por mais dois homens, Francisco Macedo e António Rato, meteram os pés “a caminho” e trouxeram o cão de volta.
António Rato, de 90 anos de idade, com a sua experiência e conhecimento profundo do terreno, foi o herói.
No final, quando já estavam passadas 30 horas do incidente, com satisfação à flor da pele, Ricardo Fernandes recordou o final feliz e elogiou «a experiência de vida e conhecimento do Sr. António Rato com a coragem de Francisco Macedo para se conseguir um resultado destes».
Embora Ricardo Fernandes e Francisco Macedo estejam preparados para estes acontecimentos (pertencem ambos ao Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), Ricardo, enalteceu e agradeceu a atitude e a ajuda do homem de 90 anos, afirmando que «a tecnologia ajuda, mas não chega!».
ovilaverdense@gmail.com
Com Emílio Costa / CO – 1179