IGREJA (Braga)

IGREJA (Braga) -

Padim da Graça. Capela de Nossa Senhora da Graça reabre ao culto este fim-de-semana

A capela de Nossa Senhora da Graça, de Padim da Graça, Braga, reabre ao culto este fim-de-semana, após mais de um ano e meio de obras de conservação e restauro.

As obras foram realizadas entre junho de 2022 e janeiro de 2024.
O programa de reabertura, preparado para comemorar a abertura da capela aos fiéis, vai acontecer ao longo de três dias (02, 03 e 04-02-2024) e tem três momentos importantes: a mudança da imagem de Nossa Senhora da Graça da igreja paroquial para a Sua capela e abertura da capela ao fiéis (02-02-2024, sexta-feira, a partir das 20h30); a abertura da capela às entidades religiosas e civis (03-02-2024, sábado, a partir das 15h00); a realização da Eucaristia da Bênção do Pão, Partilha do Pão e a Entrega da Cruz (04-02-2024, domingo, respetivamente às 09h00, 14h00 e 15h30).

As obras realizadas, orçadas em cerca de 300 000,00€ (trezentos mil euros), contemplaram, entre outras, a revisão das coberturas, o restauro das pinturas dos tetos e paredes da capela-mor, o restauro dos retábulos e imagens em madeira policromada e dourada, a substituição de pavimentos, a reorganização funcional, uma nova iluminação e ainda novos sistemas de som, intrusão e deteção de incêndio.

Em comunicado, a Confraria de Nossa Senhora da Graça «muito agradece o apoio recebido pela comunidade, a qual tem sido incansável na organização conjunta de atividades com vista à angariação de fundos».

Para além de donativos recolhidos nas empresas da região e na comunidade de emigrantes, uma outra importante fonte de financiamento foi também o Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga, ao qual foram submetidos dois projetos, um em 2019 e outro em 2023, tendo ambos saído vencedores.

«Neste fim-de-semana festivo, a Confraria de Nossa Senhora da Graça faz o convite a todos os Irmãos e à população em geral para visitar a capela», conclui o comunicado.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE