Fernando Ribeiro, um dos reclusos envolvidos na fuga de 7 de setembro do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi agora detido em Trás-os-Montes, confirma esta sexta-feira a Polícia Judiciária.
«O evadido do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, foi recapturado, em Trás-os-Montes, pela Polícia Judiciária, depois de um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação desta Polícia, desde o dia da fuga, a 7 de setembro de 2024», lê-se em comunicado da polícia de investigação criminal.
«A operação policial contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana para recapturar este cidadão português com extensa carreira criminal, referenciado pela prática de criminalidade especialmente violenta mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada, dos quais se destacam os crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida», esclarece ainda a PJ sobre Fernando Ribeiro Ferreira.
Realça também que tem «como data da primeira reclusão o ano de 1980, cumprindo, aquando da fuga, uma pena de prisão de 24 anos, associada a 11 condenações». Acrescenta: «Refira-se que sobre Fernando Ribeiro Ferreira recaía um mandado de detenção internacional emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Interpol».
Fernando Ribeiro Ferreira, 61 anos, é natural de Tarouca e foi preso pela primeira vez com 16 anos.
No cadastro tem onze condenações, incluindo uma pena máxima por roubos violentos e sequestros de um empresário em 2009.
É considerado particularmente violento e tem classificação por associação criminosa, homicídio, rapto, assaltos à mão armada, detenção de arma proibida, explosivos, tráfico de estupefacientes e furto qualificado, entre outros, tendo sido detido após ter raptado, agredido e torturado um homem.
Sairia em liberdade a 24 de maio de 2048.
O grupo de cinco evadidos, com idades entre os 33 e 61 anos, incluía ainda o cidadão georgiano Shergili Farjiani, o argentino Rodolf José Lohrmann, o britânico Mark Cameron Roscaleer e o português Fábio Loureiro, este último recapturado a 18 de outubro em Marrocos, onde ainda se encontra detido.
ovilaverdense@gmail.com