Os pais dos bebés com menos de um ano já podem pedir o primeiro cartão de cidadão dos filhos online, através do serviço registo de nascimento online, disponível desde esta terça-feira.
«Tal como acontecia com o serviço presencial “nascer cidadão”, neste novo serviço online os pais podem associar ao registo de nascimento o pedido do primeiro cartão de cidadão do seu bebé, com a vantagem adicional de não terem de sair de casa», avança o Ministério da Justiça numa nota enviada à Lusa.
O serviço “registo de nascimento online” — que é possível aceder através do endereço nascimento.justica.gov.pt — está disponível tanto para bebés nascidos em Portugal como no estrangeiro, caso um dos pais seja português e pretenda declarar o nascimento para efeitos de atribuição da nacionalidade portuguesa.
Após a realização do registo, os pais podem pedir o cartão do cidadão, mediante autenticação com Chave Móvel Digital e através do envio de uma fotografia da criança.
O pedido será confirmado por e-mail, que confirmará os dados da criança e o local de entrega do cartão, sendo ainda pedido nessa altura o pagamento da taxa de emissão do cartão.