CULTURA

CULTURA -

Casa das Artes, Theatro Circo e Vila Flor na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa das Artes de Famalicão, o Theatro Circo, em Braga, e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, estão entre os 50 equipamentos culturais credenciados que já podem candidatar-se a um apoio à programação a partir de Outubro.

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) divulgou esta terça-feira a lista dos primeiros 50 auditórios, centros culturais, cineteatros, teatros e fóruns em “praticamente todo o território nacional”, que obtiveram a credenciação para integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Estes equipamentos culturais podem, assim, concorrer a um apoio à programação que chegou a estar aprazado para 27 de Setembro, mas já só abre a 9 de Outubro.

Segundo a DGArtes, “brevemente” é divulgada “uma segunda e última lista de equipamentos credenciados nesta fase inicial de arranque da rede” e que também podem concorrer ao apoio à programação.

Em Julho, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, revelou no parlamento que a linha de apoio à programação terá uma dotação entre cinco milhões e seis milhões de euros.

O regulamento indica que na fase inicial de implementação, os equipamentos culturais nos concelhos de Lisboa e do Porto não podem concorrer ao apoio à programação, para que as verbas cheguem a “realidades territoriais mais carenciadas em termos de recursos, projectos e dinâmicas culturais e artísticas”.

Da lista divulgada esta terça-feira não faz parte nenhum equipamento cultural destes dois concelhos.

Entre os primeiros 50 equipamentos culturais estão ainda o Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), o Teatro Viriato (Viseu), o Cine Teatro Sousa Telles (Ourique), a Casa da Criatividade (São João da Madeira), o Auditório de Espinho, o Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova) e o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

Quanto aos equipamentos culturais dos Açores e da Madeira, nesta primeira lista consta apenas o Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal).

Quando esta fase de arranque da rede estiver concluída, o processo de credenciação “passa a estar aberto em regime de permanência, sem interrupções” para as entidades que queiram aderir no futuro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.