O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, anunciou numa publicação no “Facebook” que a conhecida Casa das Bananas, onde se costuma realizar o Bananeiro, vai encerrar às 13h00 do próximo dia 24 de Dezembro, véspera de Natal.
Na publicação, o autarca bracarense garante que a PSP e a Polícia Municipal vão apertar a fiscalização, não permitindo ajuntamentos, tendo em conta a situação pandémica devido à Covid-19.
Ricardo Rio saúda «a atitude responsável» da gerência da Casa das Bananas, que «transmitiram que encerrarão o estabelecimento às 13:00 horas no dia 24 para contribuir para a promoção da segurança pública».
«Quanto a esta iniciativa já com tradição, muitos farão seguramente como eu e o Vereador João Rodrigues, deixando para casa o brinde do dia 24 com a banana e o moscatel que hoje já fomos buscar. Quanto a todos os que ainda pensam celebrar na rua, reitero o aviso quanto à conduta de fiscalização rigorosa da PM e PSP, na Rua do Souto como em vários outros espaços que estão a publicitar iniciativas semelhantes», escreveu.
Recentemente, a Casa das Bananas anunciou que estava a preparar o Bananeiro deste ano, com a tradicional venda de moscatel e bananas na rua, na véspera de Natal, o que criou muitas reacções negativas, tendo em conta a situação que o país atravessa.