Alunos de Arquitectura das universidades do Porto e Portucalense são os mais recentes visitantes da Casa das Marinhas, em Esposende, que assim continua ser alvo de investigação e fonte de conhecimento.
Resultante do protocolo de colaboração que a Câmara Municipal de Esposende tem com a Universidade Portucalense, os alunos de uma turma do curso de Arquitectura que se encontram a desenvolver estudos sobre a Casa das Marinhas deslocaram-se à casa-museu, acompanhados pelos professores Gilberto Carlos e Mónica Alcindor.
Estes alunos estão a aprofundar estudos sobre o fenómeno do movimento Modernista na arquitectura, procurando o contacto com alguns dos valores mais significativos desse movimento, tais como a casa das Marinhas ou a casa de Ofir, da autoria do arquitecto Fernando Távora.
A Casa das Marinhas é da autoria do arquitecto Viana de Lima, natural de Esposende e que se formou na escola de Belas Artes do Porto, entre 1929 e 1941. Viana de Lima colaborou com vários arquitectos, entre os quais o arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer, galardoado com o prémio Pritzker.
As visitas à Casa das Marinhas pretendem consciencializar a classe estudantil e a população em geral, informando sobre as obras existentes no concelho e que pertencem ao património Modernista, sendo a Casa das Marinhas um desses edifícios de referência na História da arquitectura portuguesa.
Saliente-se que a Casa das Marinhas está, também, a colaborar com as escolas do concelho para sensibilizar os estudantes esposendenses sobre os valores arquitectónicos existentes no concelho.
Recorde-se que a Casa das Marinhas pode ser visitada mediante marcação prévia, através do email casa.marinhas@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 000.