VILA VERDE

VILA VERDE -

Casa do Conhecimento acolheu sessão “Transformação Digital – Oportunidades e Desafios para as Empresas”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa do Conhecimento de Vila Verde acolheu, na passada sexta-feira, a sessão “Transformação Digital – Oportunidades e Desafios para as Empresas” apresentada por António Cunha, ex-Reitor da Universidade do Minho e Presidente da Direcção Executiva na Associação Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx CoLAB).

«Um retrato do presente e um esboço do futuro tecnológico foram apresentados por forma a demonstrar a importância da adopção das novas tecnologias como paradigma para a Transformação Digital», pode ler-se em nota enviada.

Na apresentação, António Cunha notou que a Transformação Digital tem «implícita no seu conceito a evolução, a mudança, a inovação, a revolução». 

PUBLICIDADE

«A evolução tecnológica leva a uma tendência crescente da desmaterialização, do desenvolvimento da Inteligência Artificial, da Realidade Virtual e Aumentada, da Automatização, entre outros aspectos. O desenvolvimento tecnológico, quando aplicado, especificamente às empresas e à indústria, gera novos modelos de negócio que ganham grande força no mercado, potenciado pela conectividade digital. Em suma, a Transformação Digital tem impacto em todos os sectores económicos, na sociedade e no ambiente», pode ainda ler-se na mesma nota.

António Cunha terminou a sua apresentação com esperança de um futuro «sustentável, seguro, criativo, inteligente e solidário», concluem.

Nesta iniciativa estiveram presentes os Presidentes das Câmaras e os Vereadores dos Municípios de Vila Verde, Boticas, Montalegre e Paredes de Coura, entidades locais dos diferentes Concelhos e um vasto público interessado na temática.

A apresentação permitiu um debate de partilha de perspectivas, mostrando-se todas elas com alguma apreensão através da rápida evolução que se avizinha, a necessidade de a acompanhar e dotar a sociedade de competências para tal.

Para António Vilela, Presidente do Município de Vila Verde, a Transformação Digital «é uma realidade já vivida, mas que exige sempre uma constante adaptação devido ao seu crescente evolutivo. A tecnologia é bem-vinda quando permite maior qualidade de vida, mas de recear quando mal dirigida, aplicada e utilizada. É necessário um grande esforço conjunto para aplicá-la no sentido de beneficiar a humanidade e o planeta».

O momento foi da responsabilidade da Casa do Conhecimento de Vila Verde em colaboração com a Rede Casas do Conhecimento, nomeadamente com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, a Casa do Conhecimento de Boticas, a Casa do Conhecimento de Montalegre, a Casa do Conhecimento de Paredes de Coura.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.