CIÊNCIA E TECNOLOGIA -

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - -

Casa do Conhecimento de Vila Verde participou na Noite Europeia dos Investigadores em Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa do Conhecimento de Vila Verde participou na Noite Europeia dos Investigadores 2019, numa parceria com os Clubes de Ciência na Escola do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. A iniciativa decorreu no passado dia 27 de Setembro no Forum Altice, em Braga.

ACTIVIDADES

“Ciência e Tecnologia – um contributo para a sustentabilidade natural e cultural”, foi a actividade apresentada composta por um workshop e 5 actividades de ciência. “Amor Eléctrico”, foi o workshop da responsabilidade da Casa do Conhecimento, que se distinguiu pela proposta de um postal electrónico alusivo aos Lenços de Namorados, estruturado com diferentes materiais destinados à reciclagem. O Clube de Ciência na Escola do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva apresentou os projectos “A cidade polui o oceano”, “Susten(h)abilidade” e “Esfoliante natural aromático”. A proposta do Clube de Ciência na Escola do Agrupamento de Escolas de Vila Verde passou pelos projectos “Pasta de dentes com ciência” e “Creme de mãos com ciência”.

PUBLICIDADE

Esta actividade tinha como objectivo «consciencializar para a necessidade de preservar o ambiente natural, sensibilizar para o uso de produtos amigos do ambiente e evidenciar o valor dos materiais reutilizáveis, tudo em prol da sustentabilidade do património natural e cultural».

A dinamização do stand contou com a colaboração alternada de 27 pessoas entre professoras, alunos dos Agrupamentos de Escolas referidos e equipa da Casa do Conhecimento, tornando-o um espaço «dinâmico e apelativo» para o público.

NEI 2019

A NEI 2019 teve um programa intenso com actividades experimentais, demonstrações, exposições, performances, tertúlias e workshops relacionados com as áreas científicas da Biologia, Geologia, Ambiente, Física, Ótica, Matemática, Estatística, Química, Educação, e Psicologia.

A edição de 2019 subordinava-se ao tema “Ciência na Cidade”, com a intenção de «sensibilizar os cidadãos para a inovação e investigação, com vista a combater o impacto das mudanças globais e preservar o património natural e cultural».

Preservação do Património Cultural foi o sub-tema da iniciativa, que procurou «criar impacto nas comunidades urbanas de forma a promover medidas que ajudem a combater as mudanças globais, procurando na ciência e na investigação uma forma de garantir a qualidade de vida no futuro».

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) – European Researcher’s Night foi lançada em 2005 e é financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objectivo de «celebrar a ciência e de aproximar investigadores e cidadãos. A NEI tem o seu culminar numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias, na última sexta-feira de Setembro».

PARCERIAS

A iniciativa em Portugal é um consórcio entre Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, – Escola de Ciências, Universidade Nova de Lisboa, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O projecto tem, ainda, como parceiros associados o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional Machado de Castro e o Observatório Lago de Alqueva.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.