BRAGA -

BRAGA - -

Casa do Minho do Rio de Janeiro apresenta em Braga obra sobre folclore minhoto no Brasil

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Salão Nobre da Câmara de Braga foi, esta sexta-feira, o palco da apresentação do livro ‘Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro – A jornada do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954’, da autoria do jornalista luso-brasileiro Ígor Lopes

A sessão contou com as presenças de Firmino Marques, vice-presidente do município, Lídia Dias, vereadora da Cultura, Agostinho dos Santos, presidente da Casa do Minho do Rio de Janeiro, e Odir Ferreira, o único fundador vivo do grupo.

Trata-se de uma obra que tem como objectivo celebrar os 65 anos de fundação do Rancho Folclórico Maria da Fonte, o mais antigo dos quatro grupos da entidade minhota. O livro retrata ainda os bastidores do rancho no Brasil e no exterior.

Este livro-reportagem é fruto de pesquisas históricas e entrevistas jornalísticas efectuadas no Brasil e em Portugal. Mostra o percurso do Rancho Folclórico Maria da Fonte ao longo dos seus 65 anos de existência, com foco na promoção dos nomes que fizeram o grupo ganhar a dimensão que tem hoje. Explica as ligações da Casa do Minho com as autoridades portuguesas, brasileiras e luso-brasileiras, desvenda os detalhes das actividades do rancho e aponta os seus principais momentos.

A narrativa do livro explica também a importância e a dimensão do protagonismo nacional e internacional do grupo, que ocupa hoje um lugar de grande notoriedade na Diáspora portuguesa, promovendo a língua de Camões, a cultura lusitana e as tradições, danças e cantares da região do Alto Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.