BRAGA

BRAGA -

Casa do Professor de Braga distinguida com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa do Professor de Braga foi distinguida com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022 – Ensino Escolar, atribuído pelas agências nacionais Erasmus+ Educação e Formação e Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, anunciou esta quarta-feira a instituição de utilidade pública.

Em comunicado, a Casa do Professor, o prémio deve-se ao projecto de (IN)school – Developing Skills for Life, que pretendeu melhorar o sucesso escolar e a plena inclusão social de crianças entre os 5 e os 7 anos, centrando-se no desenvolvimento de competências associadas às funções executivas, nomeadamente a memória de trabalho, inibição de resposta e flexibilidade cognitiva.

O galardão foi entregue à coordenadora do projecto, Marta Peixoto numa cerimónia que decorreu na Figueira da Foz e galardoou os projectos nacionais mais inspiradores para a comunidade Erasmus+ nas várias acções financiadas pelo programa.

Em concreto, o projecto ‘(IN)school’ “ao debruçar-se sobre as funções executivas, agiu com o propósito de trabalhar as competências de leitura, escrita e cálculo, que mais garantem o sucesso académico e o sucesso futuro das crianças”, refere o comunicado.

Segundo Marta Peixoto, as várias acções do projecto contaram com a colaboração directa de mais seis entidades, o permitiu realizarem-se 14 eventos formativos, envolvendo 60 parceiros e 102 professores, o desenvolvimento de nove jogos, uma app de avaliação do perfil das funções das crianças e um referencial de formação para professores e ainda um website do projecto que neste momento regista mais de 110 mil interacções.

Um centro psicoeducativo equipado com os produtos do projecto, situado no Agrupamento de Escolas de Maximinos e uma conferência internacional que contou com a colaboração de 20 entidades e que permitiu, que durante dois dias, 2.059 participantes assistissem ao evento transmitido em directo, tendo-se registado 108mil interacções.

 O projecto (IN)school cumpre com a missão do Centro de Inovação Pedagógica da Casa do Professor, ao situar no aluno, “o centro das suas acções, o que requer uma visão e entendimento partilhado entre diferentes actores, assente num processo colaborativo. Para tal o Centro de Inovação Pedagógica integra especialistas e investigadores que respondem, de forma integrada, às necessidades identificadas nos diferentes contextos escolares, assentes em quatro áreas fundamentais: pedagogia, tecnologia, psicologia e neurociência”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.