ALERTA (Covid-19)

ALERTA (Covid-19) -

Casos de Covid-19 estão a crescer. DGS recomenda reforço da prevenção

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Portugal regista uma tendência crescente da transmissão da covid-19, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), que recomendou o reforço das medidas de prevenção, como o uso de máscara no caso de sintomas de infeção respiratória.

Em comunicado, a DGS adiantou que se regista um aumento da transmissão da covid-19, com 16 casos a sete dias por 100 mil habitantes em 9 de junho, apresentando uma tendência crescente.

Este valor superou o “pico” de incidência do último inverno de 12 casos a sete dias por 100 mil habitantes, mas é inferior ao registado no último verão de 42 casos por 100 mil habitantes, refere a DGS.

Dados consultados pela Lusa no portal da DGS indicam que entre 9 e 16 de junho foram confirmados 2.337 casos de covid-19 e registados 68 mortos em Portugal.

RECOMENDAÇÕES 

Nesse sentido, a DGS recomenda que, em caso de sintomas como tosse, febre, dor de cabeça e dificuldade respiratória, deve-se usar máscara, manter distanciamento físico e evitar ambientes fechados ou aglomerados de pessoas.

Entre as recomendações da DGS consta ainda a adoção da etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar, tapando o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço, assim como lavar e ou desinfetar as mãos frequentemente, manter os espaços ventilados e ligar para o SNS 24, no caso de persistência de sintomas.

Em maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde para a covid-19 a nível global, baixando o nível mais alto de alerta que estava em vigor para a pandemia, mas alertando que a doença não tinha terminado como ameaça de saúde pública.

A covid-19 é uma doença respiratória infeciosa provocada pelo SARS-CoV-2, um tipo de vírus que foi detetado na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, assumindo várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

ovilaverdense@gmail.com

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.