VILA VERDE - CAVIVER previne para acidentes com tractores e máquinas agrícolas

VILA VERDE -
CAVIVER previne para acidentes com tractores e máquinas agrícolas

A Cooperativa Agrícola de Vila Verde (CAVIVER) está a promover, no final de tarde desta sexta-feira, uma sessão de esclarecimento sobre prevenção de acidentes com tractores e máquinas agrícolas/florestais. Durante a sessão de abertura, o presidente da CAVIVER, José Pereira, destacou a «importância» da acção e lembrou que «ainda esta semana houve uma vítima destes acidentes».

Para um auditório bem perto de estar completo, José Pereira disse ainda que «enquanto cooperativa, não deixaremos de afirmar as nossas posições por menos cómodas que possam ser».

Já o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, lembrou que a actividade agrícola é «uma actividade de risco, resultante do facto de se trabalhar com várias máquinas e equipamentos».

PUBLICIDADE

Relativamente à sessão, o autarca acrescentou que «os acidentes são permanentes e devem prevenir-se com o conhecimento. Estas acções pedagógicas e de sensibilização capacitam para a diminuição do risco».

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

Após a abertura teve início a sessão de esclarecimento, com vários oradores, entre eles, Paulo Carvalho, inspector da ACT de Braga, cabo Daniel Lomba do Destacamento Territorial da GNR de Braga, o 2º comandante dos Bombeiros de Vila Verde, Luís Morais, e Isabel Santana, da CONFAGRI.

Para o final está marcada uma conversa em formato de “mesa redonda”, moderada por José Lomba, tesoureiro da administração da CAVIVER.

A iniciativa é promovida em parceria com a Confagri, a GNR, a ACT e os Bombeiros de Vila Verde.

FORMAÇÃO

De acordo com o Despacho 1819/2019 publicado no Diário da República a 21 de Fevereiro, dentro de dois anos, todos os condutores de veículos agrícolas vão ser obrigados a frequentar acções de formação.