GNR controlou mais de 91 mil cidadãos estrangeiros e deteve 243 por permanência ilegal desde 2023

A Guarda Nacional Republicana (GNR) controlou 91.397 cidadãos estrangeiros, realizou 5.458 ações de fiscalização e deteve 243 pessoas por permanência ilegal em Portugal desde outubro de 2023, revelou a força de segurança em balanço da atividade desenvolvida pelo Grupo de Guarda de Fronteiras da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.

Os dados referem-se ao período iniciado a 29 de outubro de 2023, data em que a GNR passou a assumir competências no controlo das fronteiras terrestre e marítima e na fiscalização de cidadãos estrangeiros na sua área de responsabilidade, abrangendo cerca de 94% do território nacional.

Segundo a Guarda, a atividade de fiscalização territorial assenta em dois eixos prioritários: o combate à imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos, bem como a verificação das condições laborais dos cidadãos estrangeiros que exercem atividade em Portugal.

As operações decorreram em diversos setores económicos, nomeadamente na agricultura, pescas, indústria, construção civil, restauração, hotelaria e nos transportes rodoviário e ferroviário. A GNR sublinha que estas ações permitem detetar situações de permanência irregular no país, assim como identificar indícios de crimes relacionados com tráfico de seres humanos e exploração laboral.

Mais de 6.500 infrações detetadas

No âmbito das ações realizadas entre 2023 e 2026, foram ainda registadas 6.598 contraordenações e emitidas 540 notificações para abandono voluntário do território nacional.

Das infrações identificadas, 3.286 correspondem à falta de declaração de entrada em território nacional, 1.658 à inobservância de deveres legais, 497 a situações de excesso de permanência e 1.157 a outras infrações previstas na legislação aplicável aos cidadãos estrangeiros.

Mais de 10 milhões de pessoas controladas na fronteira marítima

Além da fiscalização em território nacional, o Grupo de Guarda de Fronteiras é responsável pelo controlo da fronteira marítima portuguesa, tanto no continente como nas regiões autónomas.

Desde outubro de 2023, a GNR realizou 102.063 ações de controlo fronteiriço, que permitiram fiscalizar 10.983.476 pessoas e 102.063 embarcações.

Os militares encontram-se distribuídos por 15 Postos de Guarda de Fronteiras marítimos localizados ao longo da costa portuguesa e nos arquipélagos, assegurando o controlo de passageiros e tripulantes que entram ou saem do Espaço Schengen através da via marítima.

A atividade desenvolvida inclui ainda a fiscalização de portos e marinas, a emissão de vistos na fronteira e a autorização de acesso às zonas internacionais dos portos. Desde a assunção destas competências, foram emitidas 82.579 autorizações de acesso.

Controlo migratório exige resposta integrada

A GNR defende que a gestão dos fluxos migratórios e a segurança das fronteiras exigem uma atuação integrada, articulando o controlo territorial e marítimo com o combate à imigração ilegal, à exploração laboral e ao tráfico de seres humanos.

Segundo a instituição, esta estratégia tem como objetivo garantir o cumprimento da legislação em vigor aplicável aos cidadãos estrangeiros e reforçar a proteção das fronteiras externas do Espaço Schengen, contribuindo simultaneamente para a segurança interna e para a defesa dos direitos fundamentais das pessoas migrantes.

[email protected] 

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais